Vibração na roda em torque ou alta velocidade? Conheça o semi-eixo!

| 28 de maio de 2014 | Nenhum Comentário

Infelizmente algumas soluções demandam a troca de peças completas de custo elevado, mas tentar repara-las pode dar uma enorme dor de cabeça e custar mais caro ainda!

Confira todos os vídeos de nossa playlist:

 

Nada mais natural do que relatos de consumidores frustrados com investimentos que deram errado na tentativa de fazer economia, aplicando peças marca diabo ou mesmo em tentativas de recondicionamento das mesmas. Neste caso, falamos do semi-eixo que transfere o movimento do câmbio para as rodas. O semi-eixo é composto por uma barra de ligação e duas articulações em suas pontas, sendo possível a utilização de trizetas, tulipas ou juntas homocinéticas.

LADO CAMBIO

As trizetas e suas acomodações mais comuns, conhecidas como tulipas, são os maiores vilões da estória, pois as trizetas ao sofrerem desgaste são substituídas e ai começam os problemas, pois geralmente, um desgaste também ocorre dentro da tulipa, peça que mantém contato constante com os anéis das trizetas que provocam um desgaste interno na tulipa, mas este desgaste acontece em um movimento constante do semi-eixo, ou seja, em giro e normalmente não apresentaram qualquer sintoma perceptível ao motorista até que o equilíbrio é alterado pela troca da trizeta, o que desbalanceará o conjunto, provocando terríveis vibrações, principalmente quando o motorista solicitar torque, ou seja, acelerar o carro engatado.

LADO RODA

As juntas homocinéticas são peças excênciais no sistema de tração da maioria dos veículos leves com tração dianteira e são montadas no lado roda e em alguns casos no lado cambio também, mas sua capacidade articulada é muito mais utilizada no lado roda já que o movimento das rodas para os lados exige uma articulação eficiente e nada melhor do que uma junta homocinética, mas novamente é preciso ter atenção, pois existem peças novas de péssima qualidade no mercado sem falar das juntas homocinéticas “recondicionadas”que não oferecem a mínima qualidade desejada e também podem causar vibrações.

 

Captura de Tela 2014-05-28 às 13.13.39

DICAS RÁPIDAS

  • Nunca remova os contrapesos fixados no semi-eixo.
  • Ao trocar coifas, marque a posição da trizeta e da tulipa e volte as peças na mesma posição.
  • Os semi-seixos podem apresentar folgas normais, ou seja compreendidas no projeto devido ao movimento da suspensão.
  • A troca do semi-eixo de apenas um dos lados, pode gerar vibração, por isso de preferência pela troca das 2 peças completas no mesmo momento.
  • Aperte os parafusos com torquimetro.
  • Fique atento a vazamentos de óleo do cambio nos encaixes dos semi-eixos com homocinética lado cambio.
  • Complete o óleo do cambio sempre que ocorrerem vazamentos durante a troca do semi-eixo. 
  • Aplique peças novas, pois as usadas podem gerar vibrações.
  • Evite trocar partes do semi-eixo, de preferência para peças completas.
  • Faça observações escritas sempre que o proprietário do veículo tiver dúvidas.

CASO INTRIGANTE

Uma Ecosport 1.6 2008 apresentou o desmonte dos semi-eixos após a troca de um coxim superior do motor, ou seja, as trizetas passaram a escapar da tulipa e o carro perdia tração.

SOLUÇÃO

Troca do coxim superior errado pelo certo, onde a oficina anterior aplicou o coxim do Ford Fiesta que era mais alto, o que levantou o motor e fez com que a trizeta ficasse na beirada da tulipa e no movimento da suspensão a trizeta escapava.

VIBRAÇÃO

Após a troca do coxim o carro passou a vibrar muito em torque e somente a troca dos 2 semi-eixos completos é que o defeito foi resolvido, pois durante o tempo que os semi eixos trabalharam em posição irregular, o conjunto se desbalanceou, provocando uma forte vibração.

CONSIDERAÇÃO

Todos os veículos que utilizam juntas homocinéticas, trizetas e tulipas em seus semi-eixos, demandam a troca completa por peças novas, e de preferência, que sejam trocadas os semi-eixos, direito e esquerdo, de uma só vez, ou poderão ocorrer vibrações. Peças usadas de desmanche também podem vibrar, e muito!

BANNER ARTIGOS

Categoria: Cambio Transmissão, Direção, Suspensão

About the Author ()

Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.