Motor Falhando e o Regulador de Pressão

| 30 de outubro de 2013 | Nenhum Comentário

Um filtro de combustível obstruído pode se romper e liberar contaminantes no sistema de alimentação dos bicos injetores entre outros danos, mas você sabe o que isso pode fazer com o regulador de pressão?

Ao questionar o proprietário de um veículo sobre a troca periódica do filtro de combustível, a resposta afirmativa do proprietário deve ser encarada com certa desconfiança quanto o real entendimento da pergunta. Devemos salientar com insistência a troca do FILTRO DE COMBUSTÍVEL e não do Filtro do Óleo do Motor. É muito comum ver consumidores que desconhecem o filtro do combustível e que acreditam que o filtro do óleo do motor é o único que existe e por fim descobrirmos que sua manutenção está atrasada ou mesmo que sua substituição periódica nunca foi realizada. Quando a substituição periódica não é devidamente realizada no prazo indicado pelo fabricante o sistema de alimentação de combustível fica sujeito a danos. O sistema de alimentação que tratamos nessa matéria é o sistema que direciona o combustível do tanque até os bicos injetores que fornecem o combustível ao motor, permitindo assim seu correto funcionamento. O sistema ainda conduz o combustível não utilizado de volta ao tanque através de um regulador de pressão montado na própria tubulação dos injetores ou ainda dentro do tanque junto a bomba elétrica de combustível.

 

reguladorreguladore de pressão de combustível possui um diafragma em sua construção que pode furar, permitindo um vazamento que descontrolará a pressão do combustível na tubulação responsável pela alimentação dos bicos injetores, e para veículos que usam reguladores de pressão variável, uma tomada de vácuo do motor é utilizada para aliviar a pressão do regulador quando o motor está em marcha lenta e é ai que que a coisa fica séria, pois o combustível admitido através do diafragma furado será chupado pelo motor e a presença deste combustível não contabilizado prejudicará seriamente seu funcionamento. Ainda precisamos atentar ao fato que os reguladores possuem telas de filtragem que podem sofrer obstruções por contaminantes, o que elevará a pressão do combustível e somente sua desmontagem e inspeção visual poderá informa ao profissional se este problema está ocorrendo.

Verifique sempre estado do regulador em caso de falhas no motor e tenha em mente que o filtro de combustível deve ser trocado para que se evitem contaminações na tela de proteção do regulador entre outros componentes. O filtro de combustível tem preço médio de R$20,00 na maioria dos casos e sua troca deve ser feita a cada 15 mil.


BANNER ARTIGOS

 

Categoria: Artigos, Falha Motor, Injeção Eletrônica, Motor Mecanica

About the Author ()

Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.