Válvula EGR – Motor Falha nas Retomadas

| 11 de junho de 2013 | Nenhum Comentário

Você já verificou se a válvula de recirculação de gases não está travada aberta?

O céu laranja de uma linda tarde de verão é energizante, mas e o céu vermelho de uma grande cidade pode ser o resultado de pura poluição e os gases NOx emitidos pelo seu carro pode ser um dos culpados, e até mesmo a falha do motor pode ter relação com o NOx.

A válvula EGR apresentada em nosso vídeo tem por função o controle dos gases de escape que são recirculados para admissão para o controle da pressão e temperatura da câmara de combustão, reduzindo assim o NOx, mas esse sistema pode falhar, e a admissão indiscriminada dos gases do escape pode comprometer a eficiência do motor e gerar um sintoma de falha nas retomadas de aceleração ou de torque em saídas rápidas como uma leve, e incomoda embaralhada na aceleração do veículo. Outro problema comum é a reprovação em inspeções ambientais, mas atenção, pois mesmo que ainda a legislação não avalie os gases NOx como acontece em outros países, o sistema da EGR pode reprovar o veículo na avaliação de outros gases, sem falar claro que, mais cedo ou mais tarde o seu veículo passará por inspeções de NOx.

Nossa dica vai alem da falha comum da própria válvula EGR travada aberta, pois ela pode estar aberta, não por contaminantes e defeito, mas por que a válvula solenóide (EVR) travou aberta, liberando a ação do vácuo constante sobre a EGR. É muito comum se deparar com válvulas EGR fechadas em definitivo por outros profissionais, aonde a solução seria a simples troca da válvula solenoide (EVR) defeituosa.

Existem vários tipos de válvulas EGR:

Controle eletrônico

  • EGR Digital
  • Com Motor de passo
  • EGR Linear

Controle pneumático

  • Diafragma único
  • Contrapressão positiva com diafragma duplo
  • Contrapressão negativa com diafragma duplo

 

FALHAS TERRÍVEIS

Um outro defeito terrível é causado por entrada de ar falso causado por dano no diafragma da própria válvula EGR que se rompe, deixando muitos reparadores de cabelo em pé com veículos difíceis de pegar ou com lenta irregular, mas o pior defeito é causado por um possível dano no circuíto elétrico da válvula solenoide EVR, que chega a gerar códigos de erros ou até mesmo provocar uma pane geral no módulo.


BANNER ARTIGOS

Categoria: Artigos, Falha Motor, Injeção Eletrônica

About the Author ()

Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.