Vai viajar? Conheça nossas dicas antes de pegar a estrada com os pimpolhos!

| 7 de julho de 2014 | Nenhum Comentário

Porta malas cheio, pimpolhos afivelados e pé na estrada, mas e se o pneu furar, o guarda te parar ou se o GPS não funcionar?

 

Dia ensolarado, GPS calibrado e você parti sem medo de ser feliz com a criançada a mil, para no posto, checa o óleo, enche o tanque e pega a estrada com fé e esperança de que tudo vai dar certo, mas você verificou tudo o que devia, ou seja, você fez seu check list de viagem? A nossa zona de conforto pode nos colocar em apuros, por exemplo, pegar a estrada sem ter crédito no celular, o que nos deixa sem acesso a internet que por sua vez impede o funcionamento de vários programas de GPS dos smartphones e na primeira fase da viagem ninguém liga o GPS já que o trecho inicial é conhecido e quem se preocupa em verificar se o acendedor de cigarros está alimentando, a fonte que manterá o GPS funcionando? Mas vamos analizar outros itens?

PNEUS

Os pneus são os sapatos do carro e você não pode deixar de calibrar os pneus, pois correrá inúmeros riscos com pneus murchos ou muito cheios, onde:

Pneu vazio aquaplanará facilmente em pistas molhadas, estará sujeito a cortes, sofrerá desgaste irregular nos ombros e aumentará o consumo de combustível.

Pneus excessivamente cheios deixam o carro duro e causam desgaste prematuro no centro da banda de rodagem.

Pneus gastos, ou seja, abaixo da medida mínima (twi) colocam sua segurança em risco e podem dar multas e apreensão do veículo.

Step murcho ou careca também deixam você na mão e pode dar multa. Verifique se a roda do step está correta, ou descubra no momento de emergência que a mesma não serve no seu carro.

O Kit de Emergência original do carro contém itens, como, macaco, chave de roda, triângulo sinalizador e extintor, mas você pode acrescentar uma pequena tábua para apoiar o macaco, caso precise trocar o pneu em uma rua de terra, uma barra de cano para servir de alavanca da chave de roda, cabo de chupeta, corda reforçada de 5 metros, lanterna e um santo rolo de papel higiênico sempre a mão.

FREIOS, SUSPENSÃO E ALINHAMENTO

Os freios merecem uma atenção especial, item que muitas vezes não demonstra qualquer sintoma antes de dar problema, e você não vai querer trocar uma pastilha de um carro importado em uma cidade de interior sem recursos ou mesmo ficar sem freios.

A suspensão é um item de conforto e segurança e qualquer sintoma deve ser investigado, já que ela coloca a segurança da sua família em risco, então de uma passada no seu mecânico antes de pegar e estrada e faça um check list.

Clique aqui e baixe nosso check list em excel.

Alinhar as rodas e fazer um balanceamento a cada 10 mil quilômetros é obrigatório e talvez seja bacana adiantar este serviço antes de pegar a estrada, mas atenção, faça um teste em velocidade de cruzerio logo após o término do serviço, pois você não vai querer descobrir que algo deu erro no serviço quando já está na estrada com os pimpolhos.

LUZES

Verifique todas as luzes do veículo, incluindo a do porta malas, do habitáculo e do porta luvas. Tenha sempre a mão um kit de lâmpadas que contenha ao menos uma unidade de cada modelo do seu carro, incluindo a de farol e alguns fusíveis para emergências.

MOTOR

O motor é uma máquina quente e precisa trabalhar aquecida para ter a melhor eficiência mecânica e de consumo possível, ou seja ela não pode trabalhar fria e muito menos sobre aquecida e a melhor forma de cuidar do coração do seu carro é caprichar nas trocas de óleo/filtros, verificar o aditivo do radiador e estar em dia com a troca das correias conforme a indicação fabricante, ou você vai ficar na estrada com os pimpolhos em choque!

Saiba mais sobre: Válvula Termostática – Superaquecimento, Falhas de Motor e Alto Consumo de Combustível

CHUVA E FRIO

A natureza põe a prova o mais prevenido e nada mais natural do que descobrir que a palheta do limpador está uma porcaria no momento que mais precisamos dela e lembre que sempre tem um engraçadinho na sua frente que solta uma fumaça cheia de óleo que gruda no seu para-brisas e ter água no injetor com detergente é fundamental, mas e se o vilão está dentro do carro, ou seja, se o vidro está sujo ou embaçando? Pra tudo existe uma solução e investir em um produto ante embaçante para passar por dentro do para-brisas pode ser uma boa garantia e para finalizar lembre que o ar condicionado pode ser acionado nos dias mais congelantes, bastando apenas acionar o ar quente para mistura-los, e ter um ar quente e seco, ótimo para desembaçar o para-brisas sem que todos congelem dentro do veículo.

DOCUMENTOS

Cuidado com documentos velhos misturados ao último licenciamento e fique esperto quanto ao seguro, pois seu corretor pode ter acertado na loteria e deixar de te avisar que a apólice venceu.

ZONA DE CONFORTO

Agora que você já está atento a vários itens fundamentais para uma boa viagem, quero lembrar que muitos acidentes acontecem quando estamos na nossa zona de conforto, ou seja, quando estamos chegando em casa, pois relaxamos nossa atenção e é ai que o bicho pega, então fique atento e boa viagem!

BANNER ARTIGOS

Categoria: Elétrica, Falha Motor, Injeção Eletrônica, Motor Mecanica

About the Author ()

Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.