Vai trocar o óleo do motor? Dicas para não sofrer!

| 29 de maio de 2013 | Nenhum Comentário

Acompanhe de perto a troca de óleo do motor de seu carro com nossas dicas.

Sim, concordo que a troca de óleo é algo fácil, mas existem alguns detalhes que podem transformar esse procedimento simples em um verdadeiro inferno.

Os vídeos de nosso artigo apresentam uma pequena parte das informações que são descritas em manuais, mas tem alguns detalhes que não são informados ou mesmo não foram colocados em destaque, e que geralmente dão uma dor de cabeça lascada.

DICAS:

RESPEITE A ESPECIFICAÇÃO DO LUBRIFICANTE

Tenha grande atenção a especificação correta do óleo, e acompanhe o procedimento, pois o profissional pode se equivocar e aplicar um óleo de tecnologia ou especificação diferente à recomendada, e isso pode prejudicar a eficiência do lubrificante com motor frio, filme de lubrificação com motor quente ou reduzir o periodo de troca, mas lembre que você pediu o lubrificante certo, mas sem querer, o óleo errado pode ser aplicado e ninguém perceber a inversão do produto. Isso ocorre muito em trocas com óleo agranel que está acondicionado em tanques de 200lt, ou mesmo por falta de atenção do aplicador, que muitas vezes não imagina a diferença entre um óleo mineral e sintético ou entre um óleo 5w30 e o 20w50, e no final a conta vai arder no bolso do proprietário. Não é obrigatório que você se mantenha fiel ao fabricante/marca do óleo, mas que apenas a especificação seja respeitada religiosamente.

Exemplo da especificação a ser seguida na escolha do lubrificante:

LUBRAX SUPERA

Classificação: API SN, ACEA A3-08/B4-08, Mercedes Benz 229.3, Volkswagen 502.00 / 505.00, Renault RN 700 / RN 710, BMW Longlife 98, GM-LL-B-025 e Porsche A 40.
Viscosidade: SAE 5W-40.

 

FILTRO DO ÓLEO

Normalmente a troca do filtro é feita em todas trocas de óleo, mas ainda existem algumas poucas montadoras que indicam a troca do filtro a cada duas trocas de óleo, mas é importante lembrar que um filtro obstruído poderá danificar seriamente seu motor e um dos maiores vilões é o combustível adulterado que mata o lubrificante muito rápido aonde o filtro também sofrerá uma saturação prematura.

O Filtro tem uma algumas outras funções desconhecidas da maioria dos aplicadores, veja alguns exemplos:

1 – Válvula de segurança que libera o fluxo do óleo caso o filtro obstrua, pois em sua construção existe uma válvula calibrada que se abrirá para evitar a interrupção do fluxo do lubrificante, mas atenção, pois o lubricante estará circulando pelo motor carregado de impurezas.

2 – Válvula de retenção que impede que o fluxo de óleo retorne ao cárter. Essa válvula é super importante e por isso vale muito investir em um filtro de alta qualidade, pois imagine seu motor sem pressão de óleo na partida a frio, até que o sistema consiga abastecer completamente as tubulações que direcionam o óleo as partes altas do motor (batidas de tuchos e danos no comando).

3- O lacre do frasco de óleo pode soltar uma partícula e chegar até o regulador de pressão e tranca-lo aberto, o que vai provocar uma grave queda na pressão do óleo, provocando danos mecânicos ao motor com batidas de tuchos, desgaste generalizado e até seu travamento.

 

 

DRENANDO O ÓLEO DO MOTOR

A drenagem através do bujão localizado no cárter é a melhor opção, mas é preciso ter atenção triplicada antes de se remover o bujão, pois ele pode demonstrar um vazamento antes mesmo da troca, o que de fato é bem comum, pois alguns profissionais infelizmente falham em:

0 – Verificar antes de tudo se a luz de óleo está operando corretamente.

1 – Inspecionar previamente o estado do bujão, pois ele pode estar espanado, errado, deformado, solto.

2 – Avaliar previamente o estado do cárter de óleo quanto amassados, soldas ou mesmo danos na área de encaixe do bujão, como, trincas, sinal de cola ou até mesmo plástico entre a rosca e o bujão.

3 –  Verificar se o posto de troca de óleo tem em estoque o anel de vedação descartável do seu veículo, já que depois de removido ele não deve ser aproveitado.

4 – Verificar se o posto de troca possui torquimetro para o aperto indicado do bujão, pois em cárters de aluminio, o aperto manual poderá causar uma trinca na peça, e demandar a troca do cárter.

PROTETOR DE CÁRTER

O protetor de cárter está batendo? Essa resposta é importante, pois trocar o óleo pode ser uma grande oportunidade se resolver essa chatice que tanto nos incomoda, já que basta passar rápido demais em uma lombada para socarmos a frente do carro e amassar o protetor. Outra dica é interagir com o aplicador sobre a eficiência na perfeita fixação do protetor, pois se ele cair na rua o show vai ser grande!

 

APLICANDO O ÓLEO NO MOTOR

Virar um frasco de óleo pode parece ser fácil, mas antes de tudo é preciso fazer isso com um funil, pois você não vai querer seu motor todo melado por uma golada de óleo derramada sobre o motor.

Muitos frascos trazem um lacre no gargalo que pode cair no momento da aplicação, então fique ligado, pois esse lacre pode obstruir a lubrificação do motor.

NÍVEL DO ÓLEO

A grande maioria dos proprietários pede o nível no máximo, mas esse é um equivoco comum, aonde o correto é na metade entre o mínimo e o máximo.

CONSUMO DE ÓLEO

Todo motor consumirá óleo, seja um veículo usado ou zero, como no caso de um Honda Fit 2013 que informa em seu manual o possível consumo em até 1 litro a cada 1000 quilômetros rodados, o que indica que você deve olhar o nível toda semana ou no máximo a cada 1000 quilômetros, e não se desesperar com esse consumo.

COMPLETANDO O ÓLEO

Você já escutou vários pedidos para verificação do óleo ao abastecer, mas será que o posto possui o óleo de especificação correta de seu veículo, ou mesmo imagine como levantar essa informação? O funcionário foi treinado a deixar o veículo parado ao menos 5 minutos para que o óleo escorra, ou ele mediu de forma errada e vai aplicar óleo em excesso? Talvez a troca de óleo esteja próxima e nem seja necessário completar.

Clique para mais dicas em vídeo sobre o assunto.


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Categoria: Artigos, Motor Mecanica

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Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.
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