Vai trocar o Módulo de Injeção?

| 10 de junho de 2013 | Nenhum Comentário

Super dica para não se complicar na troca do módulo ou mesmo quebrar a nova peça!

Um veículo trás em média 3 a 4 módulos de controle eletrônico para sistemas de freio, air bag, habitáculo e controle de motor, mas esse número pode passar de 70 módulos diferentes em um veículo TOP.

Substituir um módulo sempre foi algo simples, mas daqui para frente esse trabalho pode demandar a visita obrigatória a uma concessionária ou especialista para um telecarregamento. Entre outras palavras o módulo vem virgem, como acontece com um HD de computador novo que precisa da instalação do sistema operacional. Após essa instalação é preciso ainda sincronizar os componentes eletrônicos do veículo como rádios, imobilizadores, painéis ou outros módulos, e nem todos os equipamentos (scanners) de oficinas independentes conseguem fazer esse procedimento e novamente você poderá precisar arcar com a conta da concessionária, mesmo comprando um módulo novinho. Muitos profissionais já copiaram esses arquivos de módulos e possuem um extenso banco de dados para te ajudar, mas FELIZMENTE muitas montadoras estão liberando atualizações e um novo telecarregamento (atualização) pode ser realizado e resolver inúmeros problemas de seu veículo, inclusive os presentes no módulo, causados por erros enquanto o módulo estava em operação e gravava algum dado e por azar ocorreu algum pico de tensão ou algo do gênero, situação que costuma acontecer com qualquer computador, e somente uma formatação e reinstalação de software costuma resolver.

Agora se o módulo que você está substituindo já está preparado para entrar em operação, é preciso descobrir antes porque anterior pifou. Será que existem um curto circuito na fiação, uma relê errada, um aterramento deficiente ou uma tensão alta causada por uma bateria defeituosa ou alternador com excesso de carga?

O resultado final fica por sua conta e vale muito seguir a dica de nosso vídeo, pois geralmente as mãos suam bastante ao espetar um módulo novo que muitas vezes custam R$ 8000,00 e não tem estomago que não embrulhe.


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Categoria: Artigos, Elétrica, Falha Motor, Injeção Eletrônica

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Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.