Vai trocar de carro? Conheça nossas dicas.

| 27 de agosto de 2013 | Nenhum Comentário

Comprar um carro pode ser mais complicado do que parece, mas algumas dicas podem ajudar a realizar uma boa compra.

NOVO OU USADO

O carro usado tem inúmeras vantagens e desvantagens, e trata-se de uma opção sem garantias de sucesso e o custo para a atualizar sua manutenção pode ultrapassar a diferença para a compra de um veículo zero quilômetro. Tenha muito cuidado também com veículos de alto padrão a um preço atraente, pois sua manutenção pode transformar uma oportunidade em grande dor de cabeça. Imagine um super carro de 200 mil reais, mas  com 6 anos de uso que está por 40 mil, você pode achar que vale a pena ter um carrão, mas na hora que ele quebrar os valores podem chegar perto do valor do veículo e vender esses modelos pode ser quase impossível, já que muitos consumidores estão correndo dessa ilusão, e olha que nem mencionamos os valores do seguro.

MANUTENÇÃO OBRIGATÓRIA

A manutenção faz parte do pacote, ou seja, você precisa contabilizar esse custo, por amor ou pela dor (mais cara).

Lista básica de itens de desgaste

  • Pneus
  • Geometria
  • Lubrificantes
  • Filtros
  • Embreagem
  • Correias
  • Freios
  • Suspensão
  • Acessórios
  • Motor
  • Outros, muitos outros!

Na lista resumida acima o item que mais chama atenção é OUTROS, pois ele contém centenas de componentes e alguns, ou todos, podem necessitar de sua atenção imediata, ou seja, logo após a compra do carro. 

O QUE VERIFICAR EM UM CARRO USADO

Pneu: Leve o veículo até uma loja de pneus e peça uma avaliação de um profissional quanto ao estado, marca e medida correta dos 5 pneus e se as rodas não estão amassadas.

Geometria: Verifique o alinhamento, solicite uma avaliação da Geometria em busca de deformidades no alinhamento da direção, camber, caster e desgastes de componentes referentes ao sistema, como caixa de direção, buchas, terminais e outros.

Lubrificantes: Avalie se a direção hidráulica, turbina, motor, cambio ou diferencial não possuem vazamentos, contaminação de seus lubrificantes ou mesmo falta. Para carros equipados com transmissão automática ou automatizada, indicamos a troca dos fluídos no momento da compra do veículo e ainda que esse tipo de veículo seja comprado em concessionária da própria marca, pois em caso de garantia o serviço será realizado com mais facilidade.

Filtros: Quando uma revenda anuncia o carro como revisado é possível solicitar a abertura da caixa do filtro de ar do motor e identificar facilmente se ele foi realmente revisado. O veículo ainda precisa ser avaliado totalmente por um profissional capacitado para a avaliação do filtro de combustível e de habitáculo.

Embreagem: A embreagem de carros modernos podem custar uma pequena fortuna e um reparador pode avaliar sua eficiência e verificar o estado de itens de acionamento.

Correias: A correia dentada e de acessórios podem estar ressecadas, contaminadas ou mesmo prestes a se romper, e no caso da correia dentada, a analise visual é impossível e apenas o controle por tempo e quilometragem oferecerá garantia de durabilidade, entre outras palavras, tudo deve estar registrado em documentos como notas fiscais que informem a empresa, data e prazo da validade. A correia de acessórios que movimenta o alternador, direção hidráulica entre outros deve estar em perfeito estado, pois se ela se romper é possível que venha a se enrolar na polia da correia dentada e provocar sérios danos, já que qualquer pane na correia dentada causa a perda de sincronia do motor e o atropelamento de válvulas de cabeçote.

Freios: É fundamental que todo os sistema de freio seja inspecionado em busca de itens com desgaste, como, pastilhas, discos, tambores, lonas, freio de mão ou mesmo vazamentos em dutos, flexíveis e cilindros com atenção máxima ao estado do fluído de freio!

Suspensão: A suspensão do veículo proporciona conforto e segurança para os ocupantes e sua manutenção é recorrente graças ao péssimoestado de nossas estradas e seu custo de manutenção é alto e a aplicação de peças paralelas ou recondicionadas é uma triste realidade de nosso mercado e ninguém quer comprar um carro e gastar uma grande quantia para colocar a suspensão em ordem, então recomendamos que seu reparador de confiança não só avalie o estado da suspensão e do sistema de direção, como também a qualidade das peças instaladas.

Acessórios: Uma prática criminosa é a remoção de lâmpadas indicadoras de anomalia de sistemas, como, ABS, AIR BAG, cambio, injeção eletrônica entre outras para ludibriar o comprador, por isso solicite a seu reparador que verifique se as luzes espia dos componentes estão operando normalmente e que ele passe o Scanner em busca de falhas registradas na memória do módulo de comando eletrônico do veículo.

Motor: O motor pode ter sido tapeado com um aditivo que engrossa o óleo, possuir desgaste mecânico grave ou estar com falhas complicadas e apenas um reparador experiente pode avaliar o coração do veículo.

Outros: Bancos com estofamento gasto ou quebrados, ar condicionado que não gela bem, ar quente pifado, vidros elétricos defeituosos, alarme ou imobilizador adulterado entre outros problemas, podem dar uma grande dor de cabeça ao se solicitar a garantia, pois muitas lojas prometem a garantia de 3 meses, mas essa garantia cobre apenas motor e câmbio e depois não vai adiantar chorar.

CARROS NOVOS

Os carros novos são a melhor opção, mas cuidado com as avaliações encontradas em algumas revistas ou programas de tv, pois é possível notar várias incoerências nas informações e opiniões dos profissionais dá área, já que muito jabá rola nessas matérias.

As montadoras sabem o que fazem e vale muito a sua opinião e avaliação pessoal dos itens do veículo que podem ou não atender suas necessidades.

DEPRECIAÇÃO DE VALORES

Os veículos possuem uma desvalorização natural e atualmente esse queda vem se acentuando, ou seja, o veículo não é um investimento, já que sofre grande depreciação, então sugerimos que faça comparativos entre os modelos desejados com base na perda real de valor de um modelo zero e com 4 anos, pois assim dá para ter um base do quanto um modelo ou outro tem de desvalorização, e tenha atenção a veículo importados, pois costumam se desvalorizar bastante e muitos consumidores já correm desses modelos usados.


BANNER ARTIGOS

Categoria: Artigos

About the Author ()

Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.