Taxa de Compressão – Motor Fraco e Alto Consumo de Combustível
Seu carro está com alto consumo de combustível, fraco, difícil de pegar ou não passa na inspeção ambiental?
Se você já trocou uma dezena de peças e o buraco no orçamento só aumenta, eu sugiro que você procure um reparador especializado em motores, pois ele pode constatar uma falha mecânica no motor de seu carro. A dica não é tão simples quanto a troca de um jogo de velas, pois talvez seja necessário desmontar o motor totalmente e fazer inúmeros testes a quente e a frio, o que não é nada fácil, mas pode ser necessário. Um dos problemas mais comum é o desgaste irregular das camisas causado por aperto excessivo de parafusos de cabeçote, o que acaba comprometendo inúmeras peças. As bielas também precisam ser avaliadas, pois podem estar tortas, o que pode provocar o desalinhamento dos pistões e comprometer a compressão do cilindro.
Veja também:
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- Tuchos Batendo e Barulhos no Motor
- Veja a tabela de compressão do motor
- Manual Técnico de Motores de Combustão Interna .pdf
Veja alguns outros exemplos de falhas mecânicas de motor.
- Válvulas de cabeçote ou sedes comprometidas.
- Válvulas presas por inúmeros problemas
- Falta de pressão de óleo para carga dos tuchos.
- Tuchos danificados.
- Alojamento de tuchos danificados, prejudicando sua carga.
- Cames do comando de válvula gastos ou fora de posição.
- Comando de válvulas errado ou deformado.
- Polia do comando errada ou mau posicionada.
- Motor fora de sincronia.
- Cabeçote trincado ou empenado.
- Junta de cabeçote queimada ou mesmo errada.
- Pistões furados ou deformados.
- Pistões errados.
- Pistões com desgaste acentuado ou irregular.
- Pistões com danos nas cavas dos anéis.
- Pistões com desgaste em faixas, que são detectadas em sua lateral, geralmente causadas por excesso de aperto dos parafusos do cabeçote.
- Anéis danificados ou errados.
- Anéis novos em pistões usados fora de conformidade.
- Anéis montados errados tanto na sequência ou invertidos (trapezoidais).
- Desgaste irregular das camisas.
- Bielas desalinhadas ou tortas que provocam desalinhamento dos pistões.
- Brunimento da camisa com seus ângulos e profundidades irregulares, aonde o reparador não utilizou a especificação correta para o modelo do motor. Clique aqui e veja a tabela
- Camisas deformadas por erro no angulo de usinagem, ou com imperfeições causadas por excesso de aperto dos parafusos do cabeçote (muito comum em camisas sobre medida).
- Injeção irregular de combustível que lava a lubrificação do cilindro causando desgaste acentuado em anéis, pistões e camisas.
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