Super aquecimento do motor e testes de vazamento

O liquido não precisa ser completado, a não ser que ocorra algum tipo de vazamento, o que é muito grave!

Quando um frentista avalia o nível do liquido do radiador, e toma o impulso de completa-lo, é hora de acender uma luz vermelha e correr até sua oficina de confiança, pois algo não vai bem, já que possivelmente o terrível super aquecimento vai atingir o motor de seu veículo, e causar um enorme prejuízo. O prejuízo maior costuma ocorrer pelo uso do achismo, que leva o proprietário à apenas completar o sistema e adiar o reparo necessário, ou ainda dar ouvidos aos “mecânicos maniacos” que tem a ousadia de dizer que aditivo de radiador não presta ou que completar a quantidade de um copo por mês é algo normal. Normal sim, é não ter que completar o nível, e sair logo em busca de informações com bons profissionais, que tenham o conhecimento mínimo necessário sobre o sistema de refrigeração do motor, e que possam trocar o aditivo periodicamente e que saibam realizar os devidos testes básicos no sistema em busca de falhas presentes, ou de problemas que ocorrerão por evidências de desgaste ou pelo tempo determinado pelo manual do fabricante. Diferente do que muitos achadores de plantão alegam, os engenheiros sabem sim o que fazem, e ao indagar um mau profissional, é notório receber um sorriso amarelo e notar uma saída rápida pela direita, pois todo mundo diz, eu acho, ou o amigo do amigo do meu pai sempre disse, não é um conteúdo técnico válido.

Quando um carro sofre um mau funcionamento de eletro ventilador que não aciona, ou que aciona e não para mais, é preciso antes de tudo, verificar o sistema quanto a vazamentos, mas atenção, pois o vazamento mais perigoso é o que libera uma gota por dia e sendo assim, é fundamental que o exame seja feito com calma e não uma análise express de 30 segundos, o que infelizmente é a mais praticada e que muitas vezes acaba dando uma tremenda dor de cabeça ao consumidor. Um teste eficiente para vazamento deve ser realizado com um injetor de pressão ou uma smoke machine. O teste de pressão é o mais comum no Brasil, e o processo que recomendamos deve seguir os seguintes passos.

  • Pré avaliação visual do estado do sistema
  • Injeção de pressão em torno de 1 e 2 bar durante o mínimo de 10 minutos com motor a 60 graus
  • Injeção de pressão em torno de 0,8 e 1,3 bar com o motor em funcionamento para análise do selo mecânico da bomba d água durante 5 minutos
  • Teste da tampa do reservatório com pressão referente á indicada pelo fabricante. Atenção, pois esse teste é fundamental até para tampas novas instaladas ou que serão aplicadas, já que constatamos mais de 50% de tampas novas com defeito no mercado de reposição aberta.
  • Testes de obstruções de mangueiras e conexões de menor diâmetro
  • Testes e análise do estado de válvulas termostáticas e de sua real presença, pois infelizmente existem profissionais que cometem o crime de remover a válvula termostática, o que aumenta o consumo de combustível, danifica o motor e prejudica o fluxo correto do liquido de arrefecimento entre o motor e o radiador, principalmente em sistema bypass como os do Ford Fiesta Zetec como em muitos outros projetos modernos.
Qual a temperatura ideal de trabalho do motor de seu carro e a função do aditivo do radiador?
Um paradigma a respeito da temperatura de trabalho ideal do motor se apresenta em muitas questões recebidas por nossa área técnica, pois os motores precisam trabalharem sua temperatura ideal de trabalho que nos carros modernos fica entre 90 e 102 graus na média e essa temperatura é a ideal para que se evite um desgaste mecânico prematuro e para que o motor possa atingir a melhor eficiência de consumo de combustível, ou seja, se algum desavisado remover á válvula termostática ou ligar um eletro ventilador de forma manual, certamente danos internos ao motor aconteceram a longo prazo e o aumento do consumo será uma realidade instantânea. A unidade de comando da injeção eletrônica ainda atua no controle do motor para que este chegue em sua tempera de trabalho o quanto antes, então não é preciso se preocupar se o motor aquece rápido, pois esse comportamento está correto, até por que se o aquecimento demorar, o consumo de combustível ficará alto até que a temperatura de trabalho seja atingida. Se o correto é por exemplo 90 graus, o ponteiro não deve ultrapassar essa temperatura, mas deve chegar a ela o quanto antes. O Corsa da Chevrolet tem sua temperatura ideal de trabalho em torno de 100 graus, mas você pode se perguntar, á  água não ferve a 100 graus? Essa dúvida é super válida, mas para que a água não entre em ebulição (borbulhamento) é obrigatório o uso do Aditivo de radiador, pois esse produto aumenta o ponto de ebulição da água em torno de 18 graus e por isso que não existe problema do sistema trabalhar aos 100 graus, mas ainda é preciso ter atenção aos maus profissionais que rotulam o aditivo como um item desnecessário e que ainda chegam ao cumulo de dizer que o aditivo causa danos ao motor. O aditivo é tão importante ao sistema de refrigeração quanto o óleo é fundamental ao motor. O aditivo ainda tem a função de inibir a corrosão natural da água, evitar a condutividade elétrica, prevenir ressecamento de partes plásticas, mangueiras, danos ao sistema de vedação da bomba d água e da válvula de segurança da tampa do reservatório. Mas tenha atenção, pois não adianta em nada colocar meio litro de aditivo no posto de gasolina e sim fazer uma revisão, testes e aplicar somente o produto indicado pelo fabricante e na proporção correta, caso contrário você terá a falsa impressão de ter realizado a manutenção correta desse sistema fundamental.
  • Confira nosso artigo sobre motores que fervem e descubra outras dicas, incluindo a de limitadores de mangueiras que se obstruem com partículas de oxidações suspensas no liquido e costumam da uma grande dor de cabeça, principalmente quando o sistema é completamente esvaziado, clique aqui para conferir.

Curta esses 2 vídeos também, sobre tampa vagabunda e um vazamento canalha e cadastre-se em nosso site!

Vazamento canalha de liquido junto ao sensor


Curta nossa pagina e fique por dentro das novidades!

 

Aproveite e invista em conhecimento!

0271     0272