Quer abrir uma oficina?

| 1 de outubro de 2013 | Nenhum Comentário

A reparação automotiva é um ótimo negócio, mas sem uma boa estratégia tudo se complica!

Antes de meter a mão na massa literalmente, ou seja, meter a mão na graxa por 14hs ao dia, eu recomendo que você meta a cabeça na massa, ué, não entendeu?

Se você pensa que um reparador tecnicamente gabaritado será obrigatoriamente um ótimo administrador, eu garanto que você precisa recalibrar com urgência sua visão empreendedora, pois mesmo um bom curso de administração não transformará necessariamente alguém em um bom administrador, ou seja, existem inúmeras variáveis nessa questão, e você precisa abrir sua mente, ou melhor, esvazia-la em busca de respostas. Muitas pessoas literalmente empacam em suas certezas e não permitem que nada as contrariem, nem mesmo através de exemplos claros de sucesso, então seguem seu caminho batendo a cabeça em postes, sem nunca levantar os olhos para as placas, somente porque as mensagens ali contidas batem de frente com suas opiniões.

Sim, a possibilidade de você ser um reparador automotivo com visão empreendedora é de 1 para 100, ou seja, apenas 1% de chance de ser um monstro visionário top, master das galáxias que tem a capacidade de conquistar o mercado todo no início do seu negócio, então vamos jogar fora por um instante tudo que você pensa sobre um negócio, dinheiro e sucesso.

A experiência, observação e anotação dos erros ajudam a guiar seus futuros movimentos, e apoderar-se dessas informações na juventude dependerá de um tutor, muita leitura em busca de informações e/ou uma mente brilhante, mas tudo isso pode ser desenvolvido e em muitos casos sua estrela passa a brilhar apenas aos 35 anos de idade, pois é um tempo natural para a experimentação de várias situações e fatos da sua própria vida e logo o sucesso começa a pintar em sua história.

Vixi quebrei, e agora?

Muitos casos de sucesso tem em sua história a falência, sim empresas quebram e dai? Mas o interessante, é que o conhecimento adquirido na primeira tentativa se transformará em experiencia, e quem nunca ouviu falar de grandes empresários que perderam tudo e em poucos anos voltaram ao topo? A resposta é simples, eles já tinham aprendido os caminhos e principalmente aprendido com os erros, e você pode estar entrando na primeira fase do sucesso, ou seja, quebrar, mas um atalho é o exercício das idéias, mas cuidado para não criar músculos acima de ossos frágeis.

MAPA DO PARADIGMA

Imagine que você desce de um ônibus na capital do Rio Janeiro com pouco dinheiro e compra um mapa novinho e passa a buscar seu endereço de destino por horas, e que algumas pessoas bem intencionadas indicam um caminho diferente ao grafado no mapa, ou seja, você tem a certeza máxima de que sabe o caminho graças a ferramenta adquirida, mas não dá qualquer oportunidade às inúmeras pessoas que lhe alertavam o contrário, até que após alguns dias dormindo na rua, você ganha uns trocados de transeuntes,  liga para o fabricante do mapa, e descobre que ocorrera um erro na impressão, e que no lugar que se lia Rio de Janeiro, devia-se ler São Paulo. Quantas pessoas você já conheceu que não aceitam qualquer questionamento sobre seus mapas ou estratégias?

MONTANDO UMA OFICINA VIRTUAL

Estoque

O estoque é um mau necessário. O estoque bem gerenciado dá lucro, mas um mau, come seu capital de giro, deixando sua empresa sem liquides, em muitos casos, um estoque obsoleto ficará cheio de peças sem giro, o que pode colocar sua empresa em sérios apuros em menos de 3 meses, ou seja, cuidado com aquele pensamento retro de que estoque é uma poupança e tal, pois no ramo automotivo, as peças perdem circulação em um flash e você perderá espaço, liquides e ainda terá muitos boletos para quitar nos próximos 6 meses, sim, pois os vendedores oferecem condições mágicas de pagamento e você pode se perder feio na estrada dos números.

O estoque justo anda no fio da navalha, ou seja, ele pode faltar a qualquer momento, mas ao menos não irá empacar feito uma mula teimosa e deixar você em uma situação de horror.

SISTEMA GERENCIAL

Sim, você precisará colocar no seu orçamento a implementação de um sistema gerencial informatizado em sua loja, pois assim poderá controlar suas contas, clientes e emitir notas fiscais eletrônicas com maior facilidade.

Mão de Obra

Quantas redes de lojas especializadas em cambio, motor, autos elétricos você conhece?

A mão de obra técnica tem que ser valorizada, mas treina-la e mante-la é um trabalho árduo e complexo, e no inicio do seu negócio é bom você traçar o que deseja, ou seja, 2 reparadores top das galáxias, ou 10 jovens técnicos atendendo 20 veículos ao dia que  oxigenam seu caixa com alto giro de negócios e principalmente, com grande facilidade de reposição de mão de obra, pois tratamos aqui de aplicadores de autopeças e não de técnicos galáticos.

Não gosta de trocador de peças? E dai? Patilhas de freios e borrachas são peças de desgaste da suspensão e precisam ser trocadas, e as grandes redes atendem esse perfil de alto giro e tem grande sucesso!

A mão de obra técnica é mais cara, mais lucrativa, mais complexa e não pode faltar em uma loja com 15 jovens trocando itens de giro por 8 horas diárias, pois a tecnologia presente nos veículos pede ao menos um técnico avançado em sua loja, e você precisa olhar para seu negócio como administrador, onde sua responsabilidade é tornar o negócio lucrativo e não uma franquia da porta da esperança, que nem existe mais!

40 horas semanais

A dica é você trabalhar primeiramente com a sua mente e não ultrapassar o horário comercial, de preferência até 40 horas semanais para você e sua equipe poderem desfrutar da vida, pois isso recarrega a as baterias da alma e se reflete no trabalho, ou seja, trabalhar, ou obrigar seus reparadores a 12 horas por dia de laboro, é uma atitude maléfica para seu negócio e pode até mesmo desvalorizar sua mão de obra junto aos consumidores.

Estrutura física

Module seu crescimento, defina o que deseja no começo, alto giro ou pepinos galáticos, pois suas escolhas definem o que precisará investir no início do seu negócio. Quer montar uma troca de óleo, ótimo, pois precisará de um foço no chão algumas ferramentas, poucos produtos e um giro garantido a cada nova troca de óleo do seu cliente. Quer montar uma empresa de freios, ótimo, pois precisará de alguns cavaletes ou 1 elevador e poucas ferramentas, e ainda poderá atender serviços de suspensão e a troca de óleo ajudará a trazer vários clientes de forma recorrente e que poderão se aproveitar de seus serviços de freios e suspensão, que aliás, são itens de giro, e acima de tudo não precisam quebrar necessariamente para pintarem em sua oficina, pois são itens que demandam intervenções preventivas, pois viver somente de corretiva é bem ruim, já que esses são momentos que o cliente não teve como antecipar a parada do veículo ou a despesa.

Tecnologia

Os veículos 2014 sairão equipados com a mais alta tecnologia para cumprir as normas ambientais e de segurança impostas pelo governo e as empresas que se dedicavam exclusivamente a itens de baixo investimento técnico terão uma nova fase pela frente e ter um pé na eletroeletrônica é o futuro, e ainda trata-se uma ótima fatia de mercado, mas como disse antes, é um investimento alto, mas rentável.

CONSIDERAÇÕES

Invista em conhecimento antes de investir em equipamentos, defina a estratégia e saiba exatamente o seu objetivo antes de abrir seu negócio, você pode até mesmo contratar um consultor experiente, mas lembre de rasgar seu mapa, pois esse consultor é um investimento e você precisará abrir sua mente para tirar proveito das orientações recebidas que muitas vezes lhe parecerão amargas, mas poderão evitar que você adoeça.

Veja também:

Captura de Tela 2014-10-22 às 11.13.47

Captura de Tela 2014-10-22 às 11.14.34

 

BANNER ARTIGOS

Tags:

Categoria: Artigos

About the Author ()

Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.