Peugeot e Citroen não pegam – Modo Eco

| 18 de dezembro de 2014 | Nenhum Comentário

Seu carro estampou um aviso de Modo Eco no painel após algum problema na bateria ou mesmo de bobeira, essa dica é pra você.

Os carros modernos possuem redes de comunicação internas que dispensam a redundância (repetição) de fios para que um mesmo sinal seja recebido pelos inúmeros módulos de controle eletrônico (espécie de computadores) por todo o veículo, como, módulo de injeção eletrônica, Air Bag, ABS, transmissão, habitáculo e muitos outros que podem compreender mais de 70 unidades de comando diferentes que tiram proveito de uma rede conhecida como CAN (Controller Area Network) ou VAN que permitem a troca de dados entre os módulos fazendo com que um sinal de velocidade, por exemplo, chegue até outras unidades a partir do sinal que foi recebido dos sensores de rodas pelo módulo do freio ABS, ou seja, a velocidade parte do sensor até o módulo de ABS e este repassa pela rede CAN a informação de velocidade para o módulo da injeção, módulo da transmissão, módulo da direção elétrica e assim por diante, dispensando que o fio do sensor de velocidade fosse repetido para atender cada módulo. Essa substituição de vários fios de cobre por uma rede universal com apenas um par de fios (CAN) promove uma eficiência maior na comunicação, economia de material, peso do veículo e reduz a possiblidade de problemas elétricos e de interferências, mas a partir da implementação da rede CAN, o profissional se deparou com um item tecnologicamente diferente e precisa estar atento a suas particularidades.

 

PROBLEMA: MODO ECO linha Peugeot e Citroen – Veículos 206, 207, c3 e 307.

SINTOMA: Veículo não pega e surge um aviso de Modo Eco no painel.

Geralmente após a descarga da bateria, troca ou alguma manutenção que envolva componentes elétricos, como, som ou instalação de um acessório como alarmes entre outros o veículo não pega mais na partida, ou seja, vira o motor de arranque, mas não parte e surge no painel o aviso de MODO ECO, mas atenção, pois esse problema também ocorre sem nenhuma das ocorrência acima.

TESTES: Ao entrar com scanner (aparelho) no veículo, é possível coletar um código de erro referente ao MODO ECO e muitas vezes nota-se um problema de imobilizador bloqueado ou mesmo de componentes referentes a chave de seta, som outros componentes que se relacionam a alguma rede, como, a rede CAN ou VAN.

CASO 1

chave de seta 206 com2000

A antena de captação do sinal da chave codificada é montada junto ao tambor da chave e o sinal dessa antena passa pela chave de seta conhecida pelo nome de COM2000 que se comunica com a rede CAN,  que levará os dados da chave até o módulo BSI que fica junto a caixa de fusíveis que por sua vez informará ao módulo de motor que tudo está ok e que o funcionamento do motor pode ser liberado, mas se a COM2000 estiver com algum problema, o sinal da chave não chegará a rede e o carro não pegará. A chave de seta COM2000 já passou por sérios problemas, sendo trocada inúmeras vezes em concessionárias em garantias e alguns carros continuam com a possibilidade de apresentar panes por culpa desse componente. O sintoma mais comum de pane na COM2000 é o não funcionamento das setas, limpador e outras funções da peças o que também interromperá que o sinal da chave captada pela antena chegue a rede, o que impedirá o funcionamento do motor e estampará o aviso de MODO ECO no ecrã do veículo.

ENTENDENDO O MODO ECO

O nome já entrega sua função, MODO de ECOnomia, ou seja, toda vez que você deixar a chave ligada por muito tempo ou outro consumidor elétrico com o motor desligado, o veículo adotará esse modo normalmente, para economizar a bateria e impedir, por exemplo, que você fique sem partida depois de 2 horas no cinema e de descobrir que esqueceu a lanterna do carro acesa, já que o sistema do carro foi instruído a desligar tudo pra você. O pulo do gato está no fato de você precisar funcionar o carro novamente para que tudo seja reabilitado, o que tirará o veículo do MODO ECO, mas e se a rede for comprometida? Nesse caso o sinal do imobilizador da chave não chegará ao módulo BSI e o sistema não sairá do MODO ECO nem a pau juvenal!

CASO 2

Já vimos que se as informações não correrem direito na rede CAN o bicho vai pegar, como no caso da chave de seta COM2000 que interrompe o sinal da chave para o imobilizador, mas e se algum desavisado interromper os fios da rede CAN ou mesmo fechar um curto neles, como o sistema poderia funcionar corretamente? A resposta é complexa, pois a rede usa 2 fios para que ocorra uma redundância do sinal, ou seja, por segurança e para evitar alguma interferência, mas tudo tem um limite.

CASO 3

SOM 206

A rede CAN também passa pelo som original do veículo e um defeito muito comum é o do carro que não pega após a remoção, reparo ou troca do aparelho de som, tudo porque a rede CAN também passa pelo aparelho de som, ou seja, se você estragar os fios dela ou mesmo deixa-los desligados, a rede CAN sofrerá um prejuízo que nesse caso é a interrupção do sinal da COM2000 até o módulo BSI que contem o imobilizador, ai não tem santo que libere o funcionamento do veículo o que impedirá de tirar o veículo do MODO ECO, tudo por que o motor não foi acionado, já este não liberará seu funcionamento até que reconheça a chave.

CASO 4

soic chip

Os chips de memória dos módulos podem sofrer a perda de dados, entre outras palavras, se o chip interno do módulo responsável pelo imobilizador pifar, o sistema vai bloquear o funcionamento do motor. Mas atenção, pois o defeito pode não estar apenas no chip da BSI, o chip do módulo da injeção também pode apresentar a perda de dados, muito comum a propósito na linha Renault nos modelos Scenic até 2002 que perdiam dados quando se deixava a bateria desligada por algumas horas, por exemplo, para troca de uma simples embreagem. Baita pepino!

SHUNT – DESABILITANDO O MODO ECO

Imagine deixar um carro no showroom de uma concessionária para apreciação do comprador e o carro sempre entrando no MODO ECO, péssimo né? Sendo assim a montadora criou um jumper queshunt jumper fusível cinza 206 mais parece um fusível cinza montado na BSI junto a caixa de fusíveis que muitos confundem como fusível do imobilizador, mas que não passa de um recurso da montadora com uma finalidade específica. Alterar a posição desse jumper impedirá que o carro entre em MODO ECO, mas não fará mágica se algum problema dos descritos acima acontecer, ou seja, se der pau no imobilizador o carro não entrará em MODO ECO, mas também não pegará até que a pane seja resolvida. Mas atenção ao mudar o jumper (shunt) de posição, caso contrário, ao sair do cinema a bateria vai ter descarregado.

CONSIDERAÇÃO

Agora você já sabe que o MODO ECO é um resultado e não o defeito, pois trata-se de uma rotina de economia que seria liberada com o simples funcionamento do motor que promoveria a recarga da própria bateria, que não ocorrerá se o imobilizador não liberar o funcionamento do veículo entre outros possíveis pepinos, como, um simples fusível de alimentação do sistema com mau contato, por exemplo. Então coloque a máquina pra funcionar, pois o MODO ECO não é o defeito e sim uma vítima que acaba nomeando uma pane qualquer que esteja impedindo o funcionamento do motor e a carga da bateria.

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Categoria: Artigos, Injeção Eletrônica

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Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.