Partida a frio, seu Flex pode engasgar

| 2 de março de 2014 | Nenhum Comentário

A maioria dos carros flex utilizam um tanquinho que injetam gasolina nas partidas a frio, mas você sabe como funciona este sistema, sua manutenção e possíveis panes?

Você compra um carro flex zero quilômetro e nota que uma luz de combustível pisca no painel e mesmo após o abastecimento do tanque ela insiste em acender, então você descobre a existência de um segundo reservatório para cuidar, o reservatório de gasolina da partida a frio, ou seja, mais um reservatório para o frentista verificar ou para simplesmente vazar e fazer seu carro feder, alem claro de ajudar seu carro a pegar nos dias frios, mas atenção, pois o injetor só funciona em casos definidos pela engenharia do veículo.

Até 2013 a gasolina aguentava em média 90 dias antes de oxidar e se transformar uma espécie de lama mau cheirosa e que pode obstruir a bomba injetora e dutos que a levariam até o motor do carro, mas calma, pois este cenário foi alterado, já que a gasolina que antes possuía 800 ppm de enxofre (partes por milhão), agora passa a ter 50 ppm o que a nomeia como s50 e isso permite que a gasolina passe a suportar em torno de 9 meses antes de oxidar e melecar o sistema da partida a frio.

A nova gasolina s50 também influencia na durabilidade do óleo do motor que algumas montadoras indicavam sua troca preventiva a cada 6 meses, opção que nós da Doutor Carro concordávamos, já que a gasolina com muito enxofre agredia os lubrificantes, mas isso mudou e poderia mudar mais ainda se a gasolina conhecida como premium fosse a única a ser vendida no país, o que daria uma sobre vida aos motores, lubrificantes e ao próprio meio ambiente que é altamente prejudicado pelos terríveis poluentes liberados pela queima de combustíveis fósseis. A Doutor Carro não utiliza combustíveis fósseis, e você?

móduloO sistema de controle do motor ordena a injeção da gasolina somente quando o motor está abastecido com uma quantidade especifica de etanol e se a temperatura ambiente for inferior a 18 graus na maioria dos projetos, mas e se a gasolina contida no tanquinho estiver podre ou mesmo se algum desavisado colocou algo no tanquinho que não seja gasolina? A reposta desta pergunta é irrelevante, pois a dica é desconfiar do conteúdo do tanquinho antes gastar com reparos desnecessários.

MANUTENÇÃO DA PARTIDA A FRIO

Agora que você sabe que a nova gasolina comum vendida é mais durável, indicamos uma visita periódica ao mecânico para verificar o estado do liquido contido no reservatório da partida a frio e quem sabe até drenar e abastece-lo com a gasolina s50 e marcar em algum local visível a data do abastecimento, como, uma etiqueta no para-brisas aos moldes da etiqueta do óleo e ficar atento a qualquer cheiro de combustível, pois as vedações do sistema da partida a frio podem falhar e colocar sua vida em risco, pois gasolina pega fogo e o negócio é feio, muito feio!

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Categoria: Falha Motor, Injeção Eletrônica

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