Motor misturando água e óleo ou sumiço do lubrificante

| 14 de junho de 2014 | Nenhum Comentário

Alguns defeitos permitem a mistura de óleo lubrificante a água do sistema de arrefecimento, mas você conhece outras possibilidades e os erros de diagnóstico mais comuns?

 

 

A junta de cabeçote queimada permite a mistura de óleo lubrificante com o liquido do arrefecimento e vice versa, mas o óleo da transmissão automática também pode apresentar o mesmo sintoma e antes de efetuar um reparo complexo, como, a troca de uma junta de cabeçote, é bom se dedicar ao diagnóstico correto, caso contrário o reparador pode perder tempo e dinheiro e deixar o proprietário sem carro por vários dias transformando uma oportunidade de bom negócio em um pepino cabeludo. Através do conhecimento você compreenderá que tentar economizar dinheiro não trocando itens fundamentais, pode sair bem caro.

ÓLEO DO MOTOR E ARREFECIMENTO

Ao identificar a contaminação de óleo de motor no sistema de arrefecimento, o reparador pode se inclinar à troca imediata da junta do cabeçote, mas antes recomendamos:

  • Converse com o cliente e descubra o momento das últimas revisões e os sistemas movimentados, identificando assim uma possível aplicação de óleos por engano no sistema de arrefecimento, o que parece raro, mas é bem comum, principalmente quando esta ação é executada por alguém inexperiente ou desatento.
  • Compreenda todo o sistema de lubrificação do carro, onde peças, como, trocador térmico de óleo do motor, da transmissão automática ou mesmo uma turbina podem promover tal mistura.

Trocador térmico do óleo do motor: Peça de alumínio acoplada geralmente junto ao filtro de óleo do motor onde passam o liquido de arrefecimento e o óleo que trocam temperatura entre si. O trocador pode sofrer danos, principalmente por corrosão devido a ausência de aditivo do radiador ou mesmo por aplicação de aditivo não recomendado pelo fabricante.

Trocador térmico da transmissão automática: A manutenção da temperatura da transmissão automática é fundamental para sua durabilidade e para isso existem peças conhecidas como trocadores térmicos que permitem a troca térmica entre o liquido de arrefecimento e o fluído da transmissão, e novamente essas peças de alumínio sofrem com falta de manutenção do sistema de arrefecimento, seja pela falta de aditivo, produto não indicado ou mesmo a utilização de água não recomendada.

Turbina: As turbinas atingem temperaturas extremas e utilizam o mesmo óleo lubrificante do cárter do motor e um sistema refrigerante que utiliza liquido de arrefecimento, e um defeito raro, mas possível, é a trinca da turbina e novamente poderá ocorrer a mistura dos líquidos.

trocador termico

Existem vários tipos de trocadores térmicos, alguns montados junto ao sistema refrigerado ou trocadores fixadosjunto ou próximos ao radiador que são alimentados por dutos que levam o óleo a ser resfriado até o trocador e as vezes estes dutos ou trocadores externos entopem e comprometem sua função ou derrubam o funcionamento do equipamento, por exemplo, a transmissão automática que para por falta de fluxo de seu fluído.

DEFEITOS DE MOTOR

O motor em seu sanduíche composto por bloco e cabeçote possuí uma junta para ligação das peças que possuem dinâmicas de dilatação diferentes e existem regras simples para o sucesso desta união.

  • Troque os parafusos elásticos sempre que trocar a junta ou precise desmontar o cabeçote, pois os parafusos elásticos possuem uma zona plástica que se estica e não permite seu reaproveitamento. Aperte os parafusos com torque e angulo como determinam as orientações do fabricante.
  • O cabeçote “pode” sofrer um empenamento causado por super aquecimento ou por problemas de fixação, mas a avaliação da real necessidade do procedimento de plaina dependerá de uma rápida análise, e se tudo estiver bem, ou seja, se o cabeçote não tiver empenado, bastará monta-lo novamente sem problemas.
  • O bloco também pode empenar e precisa ser avaliado, mas atenção pois não existe empenamento apenas na face da peça e sim em todo material e trincas podem surgir e talves seja necessário substituir a peça por completo.

Agora que você já sabe das possibilidades, recomendamos grande atenção ao sistema de refrigeração, pois não existem problemas menores neste sistema, ou seja, qualquer problema é terrível e você não vai dar sopa, vai?

BANNER ARTIGOS

Categoria: Artigos, Cambio Transmissão, Falha Motor, Motor Mecanica

About the Author ()

Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.