Motor apaga ao pisar na embreagem ou quando liga o ar condicionado?

| 27 de maio de 2014 | Nenhum Comentário

A marcha lenta é controlada eletronicamente pelo módulo de controle da injeção através de dados recebidos de sensores e por ordem a seus atuadores, mas se os mesmos estiverem com algum problema, o motor pode apagar.

 

 AR CONDICIONADO

Inúmeros defeitos no sistema de injeção eletrônica ou mesmo mecânicos, podem causar a interrupção de seu funcionamento, agora imaginemos que o funcionamento do motor do seu carro contem alguma avaria e que o motorista aciona o compressor do ar condicionado, exigindo assim, mais 6 cavalos de força desse motor de forma repentina, mas como temos um sistema avariado, com dificuldade em responder de imediato, o motor apagará, ou seja, o problema não estará no ar condicionado, e sim no sistema que deveria agir de forma satisfatória para controlar a rotação.

MORRE NA REDUZIDA

Outro sintoma comum é o do motor que apaga quando ocorre o acionamento da embreagem ao final de uma reduzida, onde o motor apaga ao ser desacoplado do cambio, mas novamente o culpado poderá ser a resposta ineficiente do sistema de controle do motor, causado, por exemplo, pela ausência de sinal do sensor de velocidade, sinal irregular do sensor de posição borboleta, motor fora de sincronia, avanço de ignição irregular ou mesmo uma falha do interruptor do pedal de embreagem, o que atrapalhará a ação correta que deveria ocorrer com base nos dados recebidos e na programação do módulo de injeção. Entre outras palavras, o sistema precisa estar operando bem para segurar a lenta ou mesmo aplicar o DASH POT (amortecimento da desaleração).

 

Veja também:

 

FOLGAS E PROBLEMAS DE SINCRONIA

Os sensores de rotação e posição operam através de uma leitura dos eixos do motor, mas quando eles estão com folga axiais/radiais ou mesmo em posição incorreta, o sistema passa a ser abastecido com informações irregulares. Imaginemos um módulo eletrônico consultando seu programa e realizando cálculos com base em informações incorretas!

CASO INTRIGANTE

Um veículo VW Gol Power morre em reduzidas e seu motor perde força no acionamento do ar condicionado, problemas, que neste caso, foram causados por um erro de montagem e um desgaste mecânico.

ERRO

Montagem do anel dentado do sensor de rpm sem a ferramenta adequada que acabou ficando levemente fora de posição (muito na beirada do virabrequim).

DEFEITO MECÂNICO

O virabrequim possui uma folga axial acima da ideal.

DIAGNÓSTICO

No momento do acionamento do  Ar Condicionado com motor em torque, o virabrequim era forçado para trás, o Captura de Tela 2014-05-27 às 19.38.21que posicionava a roda dentada, já mau encaixada, para longe do sensor, ou seja, só a montagem errada não provocaria este sintoma e nem a folga do virabrequim por si só, mas a soma dos dois problemas sim! Note que novamente o sintoma precisa de um terceiro fator, ou seja, que o motor estive-se engrenado, pois ao acionar a embreagem o vira passa a se posicionar para frente, o que trazia a roda dentada para próximo do sensor de rotação, ocultando qualquer problema que pudesse ser avaliado com o carro na oficina.

*O problema foi diagnosticado com um osciloscópio.

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Categoria: Falha Motor, Injeção Eletrônica, Motor Mecanica

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