Mecânico honesto cliente satisfeito

| 26 de dezembro de 2013 | Nenhum Comentário

Interagir com o reparador é a melhor opção!

Ser confundido com um profissional oportunista é algo bastante chato, e um bom profissional precisa encarar essa realidade todos os dias. Ser ou não ser, melhor, falar ou não falar? Se você não avisa de um defeito, o consumidor pode alegar “se você tivesse falado, ou porque você não me disse?”. Por outro lado, se o profissional indica várias falhas no veículo, o consumidor pode pensar “pronto, lá vem ele me empurrar um montão de coisa para fazer ($$)”. Levando em conta essas possibilidades, é que indicamos um meio termo, ou seja, a observação por escrito. Um modo de informar com suavidade, e garantir que o consumidor fique ciente das necessidades do veículo, e uma forma de proteger os 02 lados, para que se evitem confusões durante as manutenções e possíveis dúvidas ou reclamações. Descrever em palavras e coletar uma assinatura logo abaixo da observação escrita que confirme a compreensão das informações descritas é algo simples e o ideal para a relação comercial entre o consumido e o profissional, mas é importante lembrar que o profissional tem a responsabilidade técnica, e que uma observação não isenta o profissional de responsabilidades e sim, informa o consumidor de serviços que precisam ser realizados no veículo. Um reparo de sistema de freios por exemplo, é um serviço que precisa ser realizado sempre em sua totalidade ou não ser tocado. Nenhum reparo parcial deve ser realizado, mesmo com o consentimento escrito do consumidor, pois o consumidor é leigo, e o que vai valer de verdade, é a responsabilidade do técnico que venha a efetuar o reparo parcial. Sendo assim, ou se realiza todos os reparos no sistema de freios, ou se escreve a necessidade total em forma de observação, e se aguarda as condições do consumidor, em efetuar a totalidade dos reparos.

Verbal é fria, no papel é garantia!

O vídeo da matéria trata de vários aspectos da relação com o profissional, mas naturalmente não tem a pretensão de abordar todas as possibilidades e fatores que podem levar a um bom processo. Ser respeitoso, atento, paciente e cordial é algo básico, que pode ajudar você a cuidar bem de seu carro e conquistar um “profissional amigo”.

BANNER ARTIGOS

Categoria: Artigos

About the Author ()

Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.