Luz de óleo acesa? 7 dicas para resolver!

| 25 de abril de 2013 | Nenhum Comentário

Se o interruptor de pressão e até a bomba de óleo foi trocada e não resolveu.

A qualidade na lubrificação do motor de seu carro pode ser comprometida por inúmeros fatores, dentre eles a forma como a manutenção é realizada pelo próprio proprietário do veículo. Entenda, não tenho a intensão de culpar você, mas de alertar que a vida útil do motor está em suas mãos e muito do que acontece de ruim ou de bom pode derivar da sua forma de tratar o assunto.

Uma troca de óleo que inclua um novo filtro, vedante do bujão e o lubrificante de especificação indicada pelo fabricante tem seu custo em média próximo ao de um tanque cheio de combustível. Geralmente as pessoas normais rodam em torno de 15 mil quilômetros ao ano o que obriga a troca do lubrificante não mais do que 3 vezes ao ano, e pergunto, quantas vezes você abastece nesse mesmo período?

oleo 27O motor é uma máquina quente, e essa temperatura que gira em torno dos 100 graus é a responsável pela durabilidade mecânica das peças que se comportam melhor a uma alta temperatura e o consumo de combustível também é mais eficiente nessa temperatura ideal de trabalho, mas e o lubrificante, o que acha disso? Os lubrificantes modernos possuem inúmeros aditivos químicos para que possa resistir a inúmeras agressões, seja da temperatura, atrito e outros contaminantes. Mas um dia mais cedo ou mais tarde o lubrificante do motor deve ser substituído, e é ai que você entra!

SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO E ARREFECIMENTO DO MOTOR

Uma correia dentada pode quebrar, uma peça mecânica pode apresentar fadiga, mas com certeza todos os componentes do motor vão sofrer com deficiência na lubrificação e falhas no sistema de arrefecimento e por isso indicamos que você invista bem na manutenção do sistema de lubrificação e refrigeração.

LUZ DE ÓLEO ACESA OU BAIXA PRESSÃO

Vamos dar algumas dicas abaixo sobre possíveis falhas que estão esquentando sua cabeça!

FILTRO DE ÓLEO

O filtro de óleo pode apresenta uma falha em sua válvula de retenção, o que permite o retorno do óleo quando o motor for desligado. A demora na pressurização do óleo no momento da partida pode manter a luz de óleo acesa por falta de pressão, e isso pode gerar um desgaste prematuro das partes mecânicas  e até o barulho inconveniente de tuchos de válvulas batendo por alguns segundos.

Solução: Para solucionar esse problema é preciso em alguns casos realizar a troca de marca do filtro, pois já pegamos um lote inteiro com falha nas válvula de retenção entre outras panes que mantinham a pressão baixa no sistema, o que deu uma baita dor de cabeça até descobrirmos.

BOMBA E PESCADOR DE ÓLEO

A bomba é uma grande vítima de trocas desnecessárias, ou seja, acendeu a luz, ou é interruptor ou a bomba deóleo, mas a “verdade está la fora” ou melhor a verdade pode ser outra, entendeu Mulder? A bomba de óleo não sofre de falhas aleatórias ao contrário do que muitos pensam, ou seja, se ela não bombear bem, isso vai ocorrer o tempo todo e se você está com um problema intermitente de pressão é bom deixar a coitada da bomba em paz. Um defeito canalha é a entrada falsa de ar no sistema de captação de óleo no fundo do cárter que é feito pela bomba através de um tubo conhecido como pescador. Em muitos casos a união do pescado e da bomba pode estar prejudicada por um má vedação o que pode provocar uma captação de ar falso que leva ao terrível defeito de baixa lubrificação por ar no sistema. Essa pane é muito comum na linha Volkswagen, pois o encosto de contato do pescado à bomba é muito pequeno e com o passar do tempo o ar acaba arrumando caminho.

VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO E DESGASTE MECÂNICO

A válvula é uma peça barata e muito pouco substituída devido a dificuldade em alguns casos, mas uma grande vilã quando se fala em defeitos complicados de lubrificação. O desgaste mecânico do motor também pode gerar uma perda de pressão e isso só uma retifica pode avaliar, incluindo um desgaste acentuado no alojamento de tuchos de válvulas.

*Lacre de frasco de óleo, silicone e contaminantes no sistema de lubrificação costumam travar a válvula reguladora e por isso é importantíssimo trocar o filtro de óleo em todas as trocas de preferência, a fim de brecar no meio do caminho essas partículas que adoram entupir dutos e trancar válvulas reguladoras entre outras vítimas.

Quando a válvula tranca, a pressão de óleo sofre um prejuízo imediato, onde tuchos descarregam e começam a bater, como também a luz de óleo pinta acesa no paínel e o motor pode até travar por falta de lubrificação.

COMANDO, MANCAIS, ALOJAMENTOS DE TUCHOS E VIRA

As vezes o comando está riscado, os mancais folgados e os alojamentos de tuchos arrombados e a melhor solução é a substituição completa do cabeçote, mas lembre que isso também pode acontecer no vira (arvore de manivelas) mas neste caso é possível retificar e trocar bronzinas, menos claro, em alguns motores modernos que já foram construídos de forma a serem descartados ao final de sua vida útil!

JUNTA DE CABEÇOTE

As juntas de cabeçote costumam trazer gravado o lado correto de sua montagem e caso ela seja invertida, o fluxo de óleo pode ser interrompido ou limitado causando batidas de tucho, danos ao comando por falta de lubrificação e até o acendimento da luz de pressão de óleo indicando problemas, mas esse aviso pode acontecer ou não e o motor vir a sofrer graves danos.

Veja também:

Cola de silicone, super aquecimento, luz de óleo acesa e batidas de tucho.

INTERRUPTOR DE PRESSÃO (CEBOLINHA DE ÓLEO)

Trocar um interruptor é fácil, mas tenha atenção ao código correto e aplicação da peça e por fim ao duto que trás o lubrificante até ela como indicado em nosso vídeo, pois se esse duto estiver obstruído, você pode trocar 10 interruptores ou conectar seu manômetro, que a pressão de óleo continuará ser deficiente somente nesta parte do motor.

PRESSÃO EXCESSIVA DE ÓLEO

Se os tuchos batem e você encontra uma pressão alta no filtro de óleo com motor aquecido, é possível que exista uma obstrução grave, por exemplo, uma junta de cabeçote montada errada ou uma obstrução qualquer, então fique atento e verifique as especificações na nossa tabela de pressão.

OBSTRUÇÃO DE DUTOS DE LUBRIFICAÇÃO

Teste Simultâneo de Pressão do Óleo (filtro e cebolinha)

Teste Simultâneo de Pressão do Óleo (filtro e cebolinha)

Os injetores de óleo calibrados podem estar travados abertos ou supra dimensionados o que diminui a restrição do *fluxo que automaticamente derruba a pressão do sistema. Durante a retifica de um motor podem ocorrer obstruções por limalha, contaminantes ou mesmo por partículas de colas de silicone formadoras de juntas que ao serem aplicadas em excesso liberam pedaços no sistema circulatório de óleo e entopem a passagem de óleo, e não podemos deixar de mencionar que a existência de borra de óleo cristalizada pode interromper o fluxo para partes vitais do motor incluindo o fluxo para a cebolinha de óleo.

*A bomba de óleo gera vazão e as peças mecânicas ajustadas geram a restrição necessária e geram a pressão no sistema de lubrificação e qualquer folga excessiva, como, nas bronzinas de mancais ou bielelas é suficiente para provocar uma queda na pressão e o acendimento da luz de óleo no painel. A bomba de óleo possui uma válvula controladora de pressão máxima do sistema que também poderá travar aberta, por falha ou por contaminante.


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Categoria: Artigos, Motor Mecanica

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