Limpou o bico injetor e o defeito persistiu? Conheça a retrolavagem!

| 3 de novembro de 2014 | Nenhum Comentário

Em alguns casos a troca do bico injetor de combustível pode ser adiada através de uma simples limpeza, mas o que fazer se a cuba de ultra som não dá conta?

Por incrível que pareça a retrolavagem ainda é um procedimento desconhecido por muitos reparadores que acabam condenando bicos injetores que poderiam ser limpos pela troca das telas de filtragem (fuel filter) e a maravilhosa retrolavagem.

CASO INTRIGANTE

Recentemente pegamos um caso interessante, onde um Honda Civic 2009 passou a falhar 1 cilindro após uma revisão preventiva completa que incluiu a limpeza de injetores mesmo sem que o veículo apresenta-se qualquer sintoma, ou seja, fora feita a desnecessária limpeza preventiva a pedido do cliente, já que os bicos injetores atuais são autolimpantes e somente demandam manutenção em caso de alguma anomalia relacionada ao sistema, entre outras palavras, devemos incluir o pré diagnóstico da real necessidade de se limpar as peças em cuba de ultra som, ou seja, primeiramente é preciso avaliar os injetores quanto a qualidade do leque, vazão, bobina elétrica e se realmente necessário, ai sim, fazer a limpeza.

Bico injetor

ERRO COMUM

O reparador neste caso, atendeu o pedido insistente do consumidor, e teve o cuidado de substituir as telas de filtragem internas dos injetores, mas foi ai que o negócio azedou.

TROCANDO O BICO

A falha foi localizada em um dos injetores que passou a ter um volume injetado menor do que os outros três e reparador tentou incansavelmente limpar o injetor, mas sem sucesso e  o defeito fora resolvido somente com a troca da peça por uma nova e o prejuízo ficou para o reparador.

ONDE ESTÁ O ERRO

O título já dá uma pista para a solução, mas tenha atenção, pois se você nunca ouviu falar do procedimento de retrolavagem não se preocupe, pois a partir de agora você vai me ajudar a resolver o problema do bico do Civic e evitar esse prejuízo.

FALTOU A RETROLAVAGEM

Ao remover as telas dos bicos (que sempre devem ser trocadas), uma das telas se fragmentou e deixou partículas dentro do corpo da peça, mas ao funcionar o veículo, os fragmentos acabaram direcionados a ponta do injetor pelo fluxo natural do combustível, obstruindo a passagem do combustível, ocasionando uma falha no motor, mas essa sujeira teria sido expulsa pela retrolavagem antes da aplicação da nova tela de filtragem.

LIMPADO OS INJETORES COM SUCESSO

Se o motor está falhando e você acredita que o problema está realmente nos injetores, siga adiante.

Teste o volume injetado, qualidade do jato, enrolamento elétrico, estado das telas de filtragem e se tudo estiver bem, faça uma retrolavagem e devolva os bicos ao carro sem passar os bicos pelo ultrasom, e procure a solução em outro lugar, pois o problema não está nos injetores, mas pode cobre por sua mão de obra, pois faz parte do diagnóstico e tempo é dinheiro.

Localizou algum problema nos injetores e precisa fazer uma limpeza? Ok, então verifique se o liquido do ultrassom está limpo, remova as telas de filtragem e proceda uma limpeza na cuba de ultrassom, siga adiante.

Bico Sujo X Bico Limpo

Bico Sujo X Bico Limpo

Antes de testar o volume injetado no equipamento, verifique se o liquido de teste está limpo e proceda uma retrolavagem, ou seja, vire os injetores de ponta cabeça (antes de montar as telas novas), fazendo com que o liquido de teste entre ao contrário, pela ponta de injeção, pois esse procedimento expulsará qualquer impureza presa dentro do corpo do bico, incluindo algum possível fragmento das telas removidas entre outros corpos estranhos, siga em frente.

Monte as telas novas e faça o teste de volume e qualidade do leque do injetor e se mesmo assim restar algum problema, ai sim, substitua a peça, pois essa já deu o que tinha para dar.

SANTA RETROLAVAGEM

O pulo do gato está na possibilidade da presença um corpo estranho dentro do corpo do injetor, que já estava lá ou que surgiu durante a remoção da tela, e a retrolavagem pode salvar o fluxo de trabalho de sua oficina, pois ninguém quer limpar um bico duas vezes ou pagar uma peça nova.

EQUIPAMENTOS

Entre em contato com o fabricante de seu equipamento de limpeza de injetores, pois muitas vezes os acessórios de retrolavagem, como, adaptadores e outros, são vendidos a parte, ou foram perdidos dentro da oficina por desconhecimento de sua função.

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Categoria: Artigos, Falha Motor, Injeção Eletrônica

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Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.