Junta de cabeçote, evite retrabalho trocando os parafusos elásticos.

| 22 de maio de 2014 | Nenhum Comentário

A troca da junta do cabeçote é cara e trabalhosa e você não vai querer refazer o trabalho por conta de um simples jogo de parafuso.

 

 

Em nossas palestras um assunto polémico e que geralmente gera algumas belas discussões é a recusa do consumidor em aceitar a troca dos parafusos, ou melhor, a dificuldade do reparador convencer o proprietário do veículo da real necessidade da troca dos parafusos elásticos, principalmente para clientes de idade mais avançada que desconhecem as propriedades dos parafusos elásticos. Para piorar alguns reparadores utilizam o braçometro no aperto dos parafusos em vez de aplicar o torquimetro e/ou ferramenta de angulo na sequência correta, o que a principio parece desnecessário, já que o braço de alguns já vem calibrado de fábrica, brincadeirinha.

LATINHA

Alguns reparadores se garantem no aperto dos parafusos do cabeçote no braço, e alguns mais sofisticados utilizam uma latinha de alumínio no suvaco, ou seja, quando a latinha estala é por que o parafuso está bem apertado, mas os parafusos elásticos não podem ser apertados desta forma, muito menos serem reaproveitados.

INVESTIMENTO

Medidor Angulo

Medidor Angulo

Um torquimetro de vareta simples e eficiente, somado a um medidor de algulo podem ser adquiritos a partir de R$ 200,00 os dois, ou seja, com um pequeno investimento, o reparador já pode realizar um trabalho da mais alta qualidade, satisfazendo as expectativas do cliente e evitando dores de cabeça.

 

 

APERTO EXCESSIVO

Torquimetro simples (vareta)

Torquimetro Simples (vareta)

Parafusos elásticos mal apertados sejam por torque ou angulo irregular podem deixar o sanduiche cabeçote, junta e motor frouxos, mas o aperto excessivo pode danificar o bloco e deformar as camisas e gerar perda de compressão, provocar queima de óleo ou até mesmo quebrar o parafuso durante o procedimento, o que mais uma vez indica que a relutância em fazer a coisa direito pode gerar grandes prejuízos.

 

ZONA PLÁSTICA

Os parafusos elásticos sofrem uma alteração definitiva de até 3mm em sua zona plástica, que impede seu reaproveitamento.

JUNTA CORRETA

A junta de cabeçote de alguns modelos custa caro e aplicar uma junta barata de marca desconhecida passa a ser uma opção duvidosa, mas pior do que isso é aplicar uma junta errada, como a junta de um motor a gasolina em um carro flex, que vai dar problema rapidamente e gerar todo um retrabalho que se traduz, em nova troca de itens, como óleo, junta, aditivo, parafusos e outros.

GUIAS

O bloco do motor possui guias em dois pontos do bloco que podem se soltar e se perder, e sua ausência na montagem pode fazer com que a junta fica montada em posição errada e isso vai dar uma dor de cabeça danada!

ROSCA DO BLOCO

Na montagem dos parafusos o profissional precisa ficar atento a possíveis contaminantes nas roscas do bloco, pois o parafuso pode se apoiar nelas, incluindo uma quantidade excessiva de óleo, pois pode forma um calço hidráulico, prejudicando a fixação do cabeçote e pode provocar a queima da junta.

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Categoria: Falha Motor, Injeção Eletrônica, Motor Mecanica

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Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.