Perguntas + Frequentes / Óleo do motor com viscosidade diferente à indicada pelo fabricante, pode elevar o consumo de combustível?

Tirando dúvidasO lubrificante tem grande influência no consumo de combustível e também é grande responsável pela durabilidade do motor ou mesmo seu perfeito funcionamento. Um óleo mais viscoso, vai provocar um consumo maior de energia do motor, pois como ele é mais grosso, a bomba de óleo fará mais força, e como ela é acionada pelo motor, isso eleva naturalmente o consumo. As peças lubrificadas também trabalharão com maior resistência devido ao óleo mais viscoso, consumindo mais energia do motor. Alguns lubrificantes anunciam em suas publicidades uma economia de até 3% no consumo de combustível, e nota-se claramente que a viscosidade deles fica em torno de 5w30, o que é uma viscosidade baixa e muito diferente dos antigos 20w50. Muitas montadoras hoje em dia adotam a viscosidade 5w30 ou 15w40 em seus projetos devido a economia de combustível e grande eficiência de lubrificação.

Para finalizar, imagine a força necessária para uma bomba de óleo bombear um óleo menos viscoso e um muito viscoso. Para facilitar o entendimento, imagine você puxando um suco por um canudo ou um milkshake bem groso, qual você acha que vai consumir mais *energia do seu motor.
Confira a quantidade ideal do óleo do motor de seu carro, www.oleocerto.com.br.

Confira também os artigos:

oleo motor fazendo isso direiro

diagnostico falhas intermitentes

 

12 dicas consumo combustivel


Curta nossa pagina e fique por dentro das novidades!

 

Aproveite e invista em conhecimento!

0271     0272

Posted in: Lubrificação do motor