Perguntas + Frequentes

Ajuda e Manual do Site (3)

Manual do Site

Nosso manual pode ajudar você à tirar o maior proveito de nossas ferramentas internas. Perguntas ao Doutor Carro Fóruns, Grupos e Rede Social de Reparadores Completar Cadastro Dificuldade de Acesso ao site Erro Comum ao logar no site Entrar em … Continue reading

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Como fazer uma pergunta técnica sobre meu carro?

As perguntas técnicas devem ser postadas exclusivamente no Fórum, mas você precisa estar cadastrado e basta clicar aqui para entrar direto com sua rede social ou se cadastrar. É possível também deixar seus comentários abaixo dos artigos. Consulte também as perguntas frequentes antes, … Continue reading

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Área de Contato

Entre em contato conosco através de nosso formulário.  Não respondemos perguntas técnicas ou sobre defeitos através da área de contato. Clique aqui para  para postar suas questões técnicas em nosso Fórum. Existem muitas repostas prontas em nosso Fórum, para pesquisar, clique aqui. As perguntas … Continue reading

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Cambio, Embreagem ou Transmissão (4)

Por que a embreagem faz barulho?

A embreagem apresenta um sintoma comum de desgaste que pode ser notado ao acelerar o veículo, onde nota-se que o giro do motor se eleva, mas o veículo não ganha velocidade, o que é conhecido por “embreagem patinando”. Um defeito … Continue reading

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Ao ligar o carro eu devo ou não pisar na embreagem?

Pisar na embreagem no momento das partida não causa dano algum e isso é bom para evitar acidentes.     Curta nossa pagina e fique por dentro das novidades!   Aproveite e invista em conhecimento!          

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Alavanca marcha fora de posição Fiat

Os veículos Fiat da familia Uno, Elba, Fiorino e Premio utilizam varetas no sistema trambulador e qualquer mínimo erro na troca dessas peças, como, uma diferença milimétrica pode deixar a alavanca de marcha fora de posição e prejudicar o engate … Continue reading

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Onde fica o numero do motor, chassis e outros?

Os números são utilizados para vistorias e sua localização é parecida na maioria dos projetos, mas coletar esse número pode ser algo muito útil durante um reparo do motor. Em nosso canal YouTube você encontrará uma centena de locais onde … Continue reading

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Catalogos e Manuais automotivos (2)

Como conseguir o manual do proprietario?

Clique aqui para baixar o manual do seu veículo, mas não se esqueça que algumas montadoras dividem as informações em fascículos diferentes, ou seja, o manual de uso pode estar separado do manual de manutenção e por isso é preciso baixar os … Continue reading

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Catálogos de Peças, Manuais de Serviço e Esquemas de Troca de Correia

Catálogos e Manuais Correias, Tensionadores, Polias, Dicas e Esquemas de Troca** Acessórios Carburadores Elétrica Geral Embreagem e Atuadores Hidráulicos Escapamento Filtros – Combustível, Óleo, Ar e Cabine + AC Fotos Técnicas de Referência – Se perdeu na montagem? Freios Injeção … Continue reading

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Consumo de combustível (13)

Bicos injetores podem ser limpos ou devem ser substituídos?

Existe uma polemica em torno dessa questão, onde até mesmo uma grande marca foi questionada por indicar

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Já troquei inúmeras peças da injeção eletrônica e continua com alto consumo, o que fazer?

Trocar peças é uma atitude que deve ser baseada em inúmeros testes, mas infelizmente a substituição de modo *empírico é

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Onde fica o regulador de pressão de combustível?

Hoje quase todas as montadoras instalam o regulador de pressão no módulo da bomba de combustível que fica interno ao tanque. Até o ano 2000 praticamente todos os veículos traziam o regulador montado na flauta dos bicos, e esses reguladores … Continue reading

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Onde fica o filtro de combustível?

O filtro de combustível está passando por uma transformação, ou seja, ele até poucos anos era encontrado quase que exclusivamente abaixo da carroceria do veículo próximo ao tanque de combustível e em alguns pouquíssimos casos dentro do cofre do motor, … Continue reading

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Defeitos Mecânicos do Motor (5)

Posso eu mesmo trocar os retentores do motor?

A troca de retentores pode ser realizada em alguns modelos sem a necessidade de desmonte do cabeçote, mas não são todos os projetos que aceitam essa técnicas e em muitas situações a remoção do cabeçote se faz necessária para a … Continue reading

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Por que a embreagem faz barulho?

A embreagem apresenta um sintoma comum de desgaste que pode ser notado ao acelerar o veículo, onde nota-se que o giro do motor se eleva, mas o veículo não ganha velocidade, o que é conhecido por “embreagem patinando”. Um defeito … Continue reading

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Os tuchos do motor estão batendo, se eu trocar isso pode voltar a acontecer?

Os tuchos de qualidade devem durar muito tempo, e para não errar nós recomendamos a compra na própria concessionária da

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O que faz a parte de baixo do motor bater?

Quando o motor emite barulhos mecânicos, é preciso antes excluir problemas externos, como, correias, rolamentos e outros itens que se confundam com problemas internos ao motor.

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Elétrica, Bateria, Partida e Sistema de Carga (2)

Por que o farol acende forte, mas o motor de partida não vira?

A corrente necessária para o funcionamento do farol ou do rádio é infinitamente menor do que a necessária ao funcionamento do motor de partida, ou seja, o farol pode acender forte, mas conseguir acionar um motor é outra história, já … Continue reading

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Por que a bateria descarrega com o motor em funcionamento?

A bateria do veículo é um acumulador, ou melhor é uma Bateria de Acumuladores e como o nome já informa ela apenas acumula energia para ser utilizada quando o motor do veiculo está parado e fornece energia para  partida e … Continue reading

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Falhas no funcionamento do Motor (11)

Motor perde aceleração em movimento

Muitos motores podem perder potência de forma brusca e um teste de percurso é fundamental para se diagnosticar uma falha tão perigosa que pode colocar sua segurança e de sua família em grande risco. Clique aqui e confira artigos relevantes sobre o … Continue reading

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Bicos injetores podem ser limpos ou devem ser substituídos?

Existe uma polemica em torno dessa questão, onde até mesmo uma grande marca foi questionada por indicar

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Meu carro para e depois de alguns minutos volta a funcionar. O que faço?

Seu carro pode ter um defeito muito comum na linha de pressão de combustível, onde algum dos conectores elétricos da bomba passam a sofrer um mau contato e isso corta a alimentação elétrica da bomba. Existem outros defeitos mais complicados … Continue reading

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Como testar falhas em motores com GNV?

Os sistemas GNV encontrados no mercado não seguem uma linha a igual aos sistemas utilizados por montadoras, ou seja,

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Lubrificação do motor (5)

Posso eu mesmo trocar os retentores do motor?

A troca de retentores pode ser realizada em alguns modelos sem a necessidade de desmonte do cabeçote, mas não são todos os projetos que aceitam essa técnicas e em muitas situações a remoção do cabeçote se faz necessária para a … Continue reading

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Os tuchos do motor estão batendo, se eu trocar isso pode voltar a acontecer?

Os tuchos de qualidade devem durar muito tempo, e para não errar nós recomendamos a compra na própria concessionária da

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A luz de óleo está acesa, o que faço?

A primeira dica é desligar o motor a qualquer sinal de avaria no sistema de lubrificação, e esse sinal é dado pela lâmpada de óleo, pois quando a pressão de óleo está abaixo do indicado, um interruptor calibrado conhecido por … Continue reading

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Óleo do motor com viscosidade diferente à indicada pelo fabricante, pode elevar o consumo de combustível?

O lubrificante tem grande influência no consumo de combustível e também é grande responsável pela durabilidade do motor ou mesmo seu perfeito funcionamento. Um óleo mais viscoso, vai provocar um consumo maior de energia do motor, pois como ele é … Continue reading

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Manutenções e Revisões (3)

Onde fica o regulador de pressão de combustível?

Hoje quase todas as montadoras instalam o regulador de pressão no módulo da bomba de combustível que fica interno ao tanque. Até o ano 2000 praticamente todos os veículos traziam o regulador montado na flauta dos bicos, e esses reguladores … Continue reading

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Onde fica o filtro de combustível?

O filtro de combustível está passando por uma transformação, ou seja, ele até poucos anos era encontrado quase que exclusivamente abaixo da carroceria do veículo próximo ao tanque de combustível e em alguns pouquíssimos casos dentro do cofre do motor, … Continue reading

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Descubra onde fica o filtro do Ar Condicionado e como evitar mau cheiro no sistema?

O filtro de ar do habitáculo ou filtro do ar condicionado, pode ser localizado em inúmeros pontos do veículo e aqui você encontra uma manual que indica as principais localizações, mas atenção, pois não são todos os veículos que são … Continue reading

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Relacionamento Consumidor e Reparador (3)

Mandei retificar o motor 1 ano atrás, e agora apresentou defeito, mas a oficina informa que irá retificar somente o virabrequim e trocar os bronzinas. Isso está correto?

A retifica completa não é obrigatória desde que o profissional tenha avaliado todos os outros itens e chegado a conclusão que

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Como evitar que o motor do meu carro seja trocado durante a retifica?

A pergunta principal é se o motor já não pode estar errado antes de você visitar a oficina, ou seja, será que você já não comprou o carro com o motor errado? Por isso vale muito a inspeção veicular em … Continue reading

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5 mil quilômetros após trocar o óleo e consertar um vazamento ele retornou e o mecânico apenas passou uma cola e completou o óleo. O que faço?

O nível de óleo somente pode ser verificado com o motor frio ou após ter sido desligado e passado no minimo 15 minutos para que o óleo tenha escorrido para o cárter possibilitando assim medir corretamente seu nível. A junta … Continue reading

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Super aquecimento do Motor (4)

Por que o motor super aquece, mesmo com a ventoinha do radiador acionada?

Em muitos projetos o componente responsável pela informação da temperatura do motor é um sensor fixado próximo ao cabeçote que

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Por que a bateria descarrega com o motor em funcionamento?

A bateria do veículo é um acumulador, ou melhor é uma Bateria de Acumuladores e como o nome já informa ela apenas acumula energia para ser utilizada quando o motor do veiculo está parado e fornece energia para  partida e … Continue reading

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Motor aquece e perde liquido de arrefecimento

Busque vazamentos com um injetor de pressão, mas esse teste com pressão deve ser feito durante 10 minutos para que se evite um erro comum no diagnóstico de vazamentos, já que alguns vazamentos ocorrem após 6 minutos.       … Continue reading

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O que faz o eletro Ventilador do radiador fica disparado?

Se ao desligar a ignição o eletro ventilador do radiador não desligar após alguns minutos, é preciso avaliar o cebolão do radiador, curto circuito na fiação do sistema, relê defeituoso que pode estar colando ou mesmo um defeito no sistema … Continue reading

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Suspensão e Direção (3)

Fazer cambagem resolve o gasto irregular dos pneus?

O fato do pneu comer por dentro é natural, pois a inclinação negativa proporciona estabilidade ao veículo e por isso é fundamental o rodízio periódico para compensar o desgaste do conjunto, o que na verdade não é muito praticado pelo … Continue reading

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Suspensão faz barulho mesmo após trocar todas as peças, o que faço?

Trocar peças é fácil, mas resolver o problemas de barulhos da suspensão deve ocorrer mesmo antes de uma grande revisão, ou seja, é preciso ter um diagnóstico preciso da reclamação do proprietário e alguns testes são obrigatórios e descritos no … Continue reading

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Como aumentar a distância em relação ao solo do meu carro (deixar o veiculo mais alto)?

Alterar a distância original é MUITO perigoso, pois você altera o ponto de equilíbrio da carroceria e isso pode fazer seu veículo tombar com mais facilidade, mas se você deseja corrigir a altura, pois seu carro está batendo nas lombadas … Continue reading

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Vai comprar um carro? (1)

Vou trocar minha van escolar, e estou em dúvida entre uma Ducato e uma Sprinter, pois existem diferenças entre descontos e custos de manutenção. Qual devo comprar?

O teste drive é primeiro passo para avaliar o conforto e dirigibilidade de cada modelo, já que você irá trabalhar por muito tempo com o veículo, mas

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