Defeitos no Módulo de Injeção ~ Super Aquecimento

| 21 de dezembro de 2013 | Nenhum Comentário

Descubra a solução de um problema de super aquecimento do motor causado por um defeito no módulo de controle da injeção.

Seu carro começa a super aquecer e muitos apaixonados por carros pensariam logo em remover a injustiçada válvula termostática ou trocar o *cebolão da *ventoinha , mas atenção, pois a válvula é fundamental para o bom funcionamento do motor, e o *cebolão do radiador não existe mais nos carros atuais 🙂

MOTOR SUPER AQUECENDO

Defeito:

O motor super aquece e após alguns testes notou-se que ventoinha responsável pela refrigeração do radiador, não está sendo acionado.

Teste:

Procedemos testes de vazamento, obstrução de mangueiras e radiador, eficiência da bomba d água, análise da válvula termostática que controla o fluxo do liquido refrigerante, possíveis danos da junta de cabeçote e todos os testes possíveis no sistema elétrico de acionamento da ventoinha, mas nada foi encontrado.

Solução:

Com a utilização de um Scanner, analizamos a temperatura do motor recebida do sensor de temperatura e a ordem de acionamento da ventoinha que se mostraram corretas, mas com a utilização de uma ponta de polaridade, descobrimos que o módulo de injeção estava com defeito na saída de acionamento do relê da ventoinha, ou seja, a ordem existe, mas um componente interno do módulo conhecido como driver da ventoinha estava danificado. A solução é a troca do módulo ou seu reparo.

 Considerações:

O carros atuais não utilizam mais um cebolão (eletro interruptor) no radiador para o acionamento da ventoinha do radiador. O sistema atual utiliza a temperatura do motor informada pelo sensor de temperatura da injeção, e o módulo de controle do motor tem um programa que ordena o acionamento da ventoinha através de um sinal elétrico do módulo. Essa orden faz com que uma relê seja acionada, transmitindo a corrente necessária para o acionamento da ventoinha (eletro-ventilador). Essas saídas de comando dos módulos podem sofrer danos por desgaste ou mesmo por defeito nas relês, ou principalmente por aplicação de relês de baixa qualidade de marcas paralelas. Esse defeito tem ocorrido muito na linha Fiat.

Confira o vídeo de outros pepino no sistema elétrico da ventoinha.


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Categoria: Artigos, Falha Motor, Injeção Eletrônica

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Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.