Defeitos no Módulo de Controle ~ Zinabre nos terminais

| 5 de março de 2013 | Nenhum Comentário

Seu carro para do nada, perde aceleração nos piores momentos, e quando o reparador chega o defeito se esconde?

Tapa Terapia

Quem já não deu um tapa na televisão para dar a ela uma sobre vida, mas você sabe o que realmente esse tapa provocou para ela voltar a funcionar?

Um defeito comum é a famosa solda fria, que não é mais do que uma falha no estanho que liga o componente eletrônico ao circuito impresso, e ao dar um tapão da orelha do equipamento, o contato volta a acontecer, mas claro que o danado pode incomodar muito, e um dia você vai levar a sua tela nos braços até um técnico, ou para a lata do lixo, mas com os veículos a opção geralmente é buscar um reparador, pois no lixo pode até dar multa.

zinabremodulo

Muitos profissionais passam horas e até dias em busca da solução de defeitos intermitentes, ou seja, os defeitos canalhas que se escondem ao avistar umaoficina, e isso tira o sono de qualquer um. Então imaginemos que seu reparador de confiança substituiu uma peça que registrou um código de erro na memória do módulo de controle, seja da injeção, GNV, ABS, Air Bag entre outros. Por 40 dias o problema desaparece, e você acaba tendo que retornar a oficina com uma falha nova, até que bem parecida, mas o defeito não registra mais um código referente ao componente antes trocado, ou melhor, não registra nenhum código de avarias, mas seu carro está se comportando de forma estranha, pois agora o danado perde aceleração em momentos de “reflexão profunda da sua existência”, ou seja, no momento de uma perigosa ultrapassagem em 3 graciosas carretas bi trem!

Motorista Ninja

Se você é um mestre do volante, e consegue manobrar por baixo da carreta e se salvar de forma fantástica, você já ganhou 10 pontos até aqui, e quem tá frito é o reparador, pois esse susto pode desequilibrar seus ânimos e isso complica mais ainda a solução do nosso defeito enfadonho!

No caso acima, a troca do sensor ajudou a esconder um defeito canalha no plug do módulo de injeção, pois ao movimentar o chicote do sensor, o reparador acabou por movimentar sem querer o conector do módulo, e o  mau contato lá existente se escondeu, ou melhor, sofreu uma mutação, pois mau contatos, geralmente vem acompanhados de seus parentes, e o sintoma de um mau contato generalizado pode ser bem complexo. Os módulos de controle digitais possuem vários mecanismos de auto diagnóstico que informam o reparador dos defeitos já conhecidos, como curtos circuitos, circuitos abertos, parâmetros excedidos e faltas de alimentação, mas essas estratégias estão longe de compreender todas as possibilidades, e por isso indicamos a inspeção de todo os sistema de forma manual, ou seja, o reparador precisa examinar fisicamente os sistemas como no exemplo de nosso vídeo, e ainda indicamos que durante o processo, o reparador também verifique o código de cada componente, pois no passado algum desavisado pode ter aplicado uma peça incorreta, mas isso é assunto para uma próxima matéria.

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Categoria: Artigos, Falha Motor, Injeção Eletrônica

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Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.