Defeito eletroeletrônico causado por umidade.

| 29 de janeiro de 2014 | Nenhum Comentário

O mau cheiro no interior do veículo pode apontar a possibilidade de umidade em contatos elétricos e danos a componentes eletrônicos que causam panes terríveis, difíceis  de se diagnosticar.

Atualmente todos os veículos são equipados com inúmeras Unidades de Comandos Eletrônicos, essas UCEs gerenciam sistemas, como, de injeção eletrônica, ABS, AIR BAG, cambio, painel, suspensão, direção e toda a parte elétrica do veículo, essas unidades possuem processadores, memórias, transistores, softwares e muito mais. Mas atenção, pois todo esse sistema poderá ser prejudicado pela umidade, então imagine que seu veículo possuí 4 UCEs e centenas de contatos elétricos que podem sucumbir a qualquer momento.

 

 

Equipamentos modernos como scanners, ociloscópios, analizadores de gases entre outros são fundamentais no auxílio do diagnóstico automotivo, mas não podemos deixar de lembrar que o diagnóstico é responsabilidade do reparador e este alem de sua experiência também pode se valer de seus próprios sensores integrados, como, olhos, tato, audição e olfato. No primeiro vídeo da lista de reprodução acima nós apresentamos um problema fácil de se prevenir, pois basta que o proprietário de atenção a limpeza da calha de chuva do para brisas para que se evite a obstrução do dreno que poderia provocar o derramamento de água dentro do veículo, mas infelizmente essa umidade poderá adentrar o veículo por vários pontos e por isso alertamos que o famoso cheiro de cachorro molhado dentro do veículo pode ser uma pista relevante em busca de uma pane eletroeletrônica complexa.

Veja também:

Vai lavar o motor? O bicho pode NÃO pegar!

 

FORMIGAS.

Onde tem umidade e comida as formigas podem aparecer e essa é mais uma pista de que algo relacionado a umidade pode estar contribuindo para uma pane elétrica e vale relatar isso a seu reparador de confiança, pois assim ele poderá desconfiar de algum mau contato abaixo do painel, o que para muitos pode ser impensável, mas em nossa experiência é uma possibilidade bastante real e infelizmente comum, pois até mesmo um incidente, como, uma enchente que o veículo tenha pego no passado, poderá deixar marcas que se manifestam anos depois.

BANNER ARTIGOS

Categoria: Air Bag, Artigos, Elétrica, Freios, Injeção Eletrônica

About the Author ()

Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.