4 Defeitos do Air Bag Fáceis de Resolver

| 29 de agosto de 2013 | Nenhum Comentário

Conheça o defeito mais comum de um Air Bag

Um dos defeitos mais comuns do sistema de Air Bag pode ser causado por um profissional desavisado!

Quando você leva seu carro para resolver um problema de suspensão, o profissional pode indicar que o defeito seja, por exemplo, uma caixa de direção defeituosa, aonde sua troca, ou simples reparo, já resolverá o problema. Mas tudo pode piorar, pois ao sair da loja, a luz de anomalia do Air Bag pode estar acesa no painel, o que indica que algo indesejável aconteceu durante a manutenção de seu veículo.

Um dos erros operacionais mais comuns, ocorre exatamente na substituição da caixa de direção.

O cabo flat (cinta) de alimentação da bolsa do Air Bag montada no volante, é frágil e está montada de modo que possa se recolher e expandir em função das voltas do volante para um lado ou  outro. Esse trabalho é perfeito, e o projeto da cinta se comporta muito bem, mas um erro por falta de atenção ou desconhecimento dessa característica pode causar um dano irreparável à cinta, e demandar sua substituição, que não é nada barata, e geralmente não encontramos essa peça à pronta entrega em concessionárias, e no mercado paralelo a dificuldade de se adquirir esse componente é maior ainda.

Para você não se perder no passo das voltas da cinta de comunicação, é preciso conhecer o sistema, e tomar algumas precauções.

Antes de tudo:

  • Desconecte a bateria ou mantenha a ignição desligada até o termino dos trabalhos.
  • Alinhe as rodas e centralize o volante.
  • Amarre um barbante no volante alinhado e a outra extremidade na alavanca de marchas para impedir que o volante gire. Coloque um cartaz no painel avisando que o sistema não pode ser movimentado.
  • Remova a caixa de direção velha, e ao efetuar a instalação da nova caixa, faça sua centralização, e somente então reconecte a caixa a barra do volante, ou seja, você estará conectando as duas peças precisamente alinhadas, o que não causará prejuízo ao passo da cinta de comunicação do volante.
  • Utilize equipamentos de proteção individual.

Seguindo essas dicas, a cinta do volante não sofrera danos na sua expansão ou retração evitando assim seu rompimento durante a montagem do sistema de direção.

OUTRAS DICAS AIR BAG

Bolsa do Air Bag lado passageiro (painel)

A bolsa próxima ao porta luvas não costuma dar muita dor de cabeça e, mas um problema pouco comum é a interrupção dos fios da bolsa ao se movimentar o painel para reparos de ar condicionado ou na instalação de som.

Bolsa do Air Bag dos Bancos

Os fios da bolsas do bancos sofrem com o movimento de vai e vem para ajuste dos assentos, aonde o plug de ligação dos fios também costuma dar mau contato, sem falar que o simples ato de passar o aspirador embaixo do banco também pode complicar sua vida, caso danifique os fios.

Pré tensionador do sinto de segurança

O cintos equipados com o sistema de pré tensionador também sofre com problemas em sua fiação, como ocorre com bolsas laterais dos bancos. Alguns veículos utilizam a lâmpada de Air Bag para indicar falhas no pré tensionador e outros possuem uma lâmpada própria.


BANNER ARTIGOS

Categoria: Air Bag, Artigos, Direção

About the Author ()

Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.