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Olá amigo reparador!
ATENÇÃO – Para entrar em contato conosco, é obrigatório o fornecimento de algumas informações a respeito da sua dúvida técnica e deixamos abaixo um CHECK LIST de 33 itens obrigatórios e um vídeo que nos ajudarão no seu atendimento.
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CHECK LIST OBRIGATÓRIO para falhas de motor
- Informar os dados do veículo, como ano, modelo, motorização e principalmente o tipo da injeção ou sistema identificado no módulo, incluindo a avaliação obrigatória das informações de ano e potência do veículo diretamente no documento.
- Informar se o veículo possui rede CAN (BSI) unidade de controle do habitáculo (caixa de fusíveis transistorizada).
- Ter avaliado o código dos módulos de injeção eletrônica, computador de bordo (BC) para ver se estão corretos ou se foram trocados por peças erradas, ou se tem indícios de reparos ou alterações.
- Verificar se não existem RECALL ou atualização pendente do arquivo do módulo (software) junto a concessionária.
- Ter avaliado o código de fabricação de todos os sensores e atuadores montados no veículo, como também o fabricante de cada peça. Ver catálogos
- Informar os códigos de erro memorizados em todos os sistemas, injeção, abs, air bag, imobilizador, painel, transmissão e etc. Ter em mãos a descrição dos códigos. Os códigos devem ser apagados e re coletados para eliminar códigos falsos.
- Ter avaliado a tensão da bateria com o motor desligado, ligado e no momento da partida, com o motor ainda frio e se possível, fazer ainda um teste com uma bateria nova. Ver videos
- Informar se a bateria foi recentemente substituída, descarregada o desconectada.
- Ter avaliado o aterramento do sensor de oxigênio, seu funcionamento, como também o código da peça, e ter realizado uma conferência na tabela de aplicação do fabricante em busca de erros na aplicação. Ver artigo
- Ter conferido o sincronismo da correia dentada. Dica: confira o enquadramento com as ferramentas apropriadas, evite utilizar chave de fenda no buraco de vela para aferir o PMS, pois essa prática é imprecisa e sempre avaliar o estado das chavetas e cavas das polias e do virabrequim em busca de anomalias. Ver vídeos
- Ter conferido o avanço de ignição com o equipamento apropriado no caso de motores equipados com distribuidor, sempre respeitando o correto procedimento de travamento eletrônico e grau especificado. Ver artigo
- Ter aferido a compressão dos cilindros e consultado a tabela. Ver artigo
- Ter conferido o vácuo do motor com o auxilio de vacuômetro analógico ou com osciloscópio + transdutor. Manual de uso
- Ter avaliador o estado das válvulas, comando e tuchos. Ver artigo
- Ter avaliado uma possível entra de ar falsa no sistema de alimentação (coletor e outros) com atenção a válvulas anti back fire. Ver artigo
- Ter avaliado a pressão e a VAZÃO da bomba de combustível, como também a estanqueidade da linha de pressão por 02 minutos. Ver artigo
- Ter avaliado o estado das fixações da bomba interna ao tanque e possíveis anomalias em seus contatos elétricos e conexões de fluxo de combustível quanto a rachaduras ou vazamentos. Ver artigo
- Ter avaliado a quantidade real de combustível no tanque e possíveis falhas no sensor de nível. Ver artigo
- Ter avaliado o estado do liquido de arrefecimento, sua condutividade elétrica e se existe algum vazamento através de um teste de pressão com duração mínima de 10 minutos. Ver artigo
- Ter avaliado a presença e eficiência da válvula termostática, com atenção especial aos sistemas com by pass. Ver artigo
- Ter avaliado a existência de água nos conectores dos sensores, chicotes e módulos de comando. Ver artigo
- Ter avaliado o real estado do catalisador através de sua desmontagem parcial ou se existem obstruções no sistema de exaustão ou vazamentos de gases próximos a sonda de oxigênio, mesmo que as peças sejam novas através do uso de manômetro apropriado. Ver artigo.
- Ter conferido o código das 04 velas de ignição mesmo se forem novas ou recentemente trocadas. Ver Catálogos. Ver artigo.
- Ter conferido o estado dos Cabos de Velas, se a marca é a indicada pela montadora, sua resistência e testes de fuga de corrente com detector de fuga liquido. Ver artigo
- Ter conferido o estado da Bobina de ignição, seu código, marca indicada pela montadora, resistência secundária e primaria, e ter feito teste com detector de fuga de corrente liquido em busca de trincas ou outros. Ver artigo
- Realizar um teste de percurso com Scanner, vazômetro e manômetro.
- Realizar teste de atuadores em caso de suspeita de defeitos em módulos de controle, acionando injetores, bobinas e todos os outros atuadores possíveis.
- Realizar a avaliação de fusíveis através de sua remoção física alem de testes com ferramentas de polaridade em busca de mau contato em laminas e terminais. Ver vídeo
- Verificar e informar se o veículo possui alarme original ou instalado.
- Verificar o interruptor inercial e seus contatos elétricos. Ver artigo
- Utilizar a chave reserva para avaliar panes de imobilizador.
- Ter conhecimento dos serviços realizados no veículo nos últimos meses. Esses dados devem ser coletados de forma eficiente junto ao consumidor e mesmo reparos como funilaria devem ser informados com riqueza de detalhes.
- Informar qualquer anomalia, por mais irrelevante que pareça.
- Verificar se os procedimentos adequados foram realizados, como a devida troca dos parafusos do cabeçote ao trocar uma junta.
DICA: Se o carro veio de outra oficina, desconsidere todos testes feitos anteriormente e parta do zero.
ATENÇÃO
Pedimos aos reparadores que entrem em contato “apenas com as informações acima revisadas ” e prontas para a interação.
*O atendimento ao consumidor (proprietário do carro) é feito apenas através de nosso programa ao vivo ou pelo fórum.
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