Ar condicionado, aprenda os cuidados, defeitos e economize!

| 25 de outubro de 2014 | Nenhum Comentário

Conheça as manutenções necessárias, características, problemas comuns e a hora certa de efetuar reparos sem pagar uma fortuna.

O ar condicionado é um item mágico e seu valor está ligado diretamente ao conforto proporcionado aos ocupantes do veículo e a segurança, pois dispensa a abertura dos vidros ao transitar em locais perigosos e ainda desembaça os vidros no inverno, mas calma, pois você vai aprender a utiliza-lo no mais severo inverno sem virar um picolé.

A manutenção automotiva pode ser guiada pelo manual do condutor e lá consta também as manutenções necessárias do condicionador de ar embarcado, e vamos quebrar alguns paradigmas sobre suas manutenções e outras lendas.

A lista de reprodução acima nos ajuda a esclarecer várias dúvidas sobre o assunto, mas gostaria de falar ao leitor sobre uma das perguntas mais frequentes que trata de uma falha comum, o motor que morre ao ligar o ar.

Motor que morre somente com o ar condicionado ligado.

Essa é principal pergunta relacionada com o ar condicionado em nosso suporte a reparadores ou em nossos fóruns e serviços de atendimento ao consumidor e você precisa fixar em sua mente que o compressor do ar condicionado exige força do motor ao ser acionado e dependendo da temperatura interna do habitáculo a força demandada pelo compressor pode atingir fáceis 6 hp, o que pode derrubar o funcionamento do motor do seu carro facilmente caso a injeção eletrônica ou o motor tenham algum problema em equilibrar a entrada do compressor e o regime ideal de funcionamento da máquina.

BORBOLETA SUJA

Antigamente o uso de atuadores da marcha lenta em separado é que cuidavam da resposta a entrada do peso do compressor, mas nos projetos atuais a famosa borboleta de aceleração motorizada é a única responsável pela restrição mecânica do fluxo de ar para a marcha lenta, restringindo e controlando o fluxo de ar aspirado através das ordens do módulo de controle do motor, mas caso a borboleta não responda de forma adequada ou esteja suja, o fluxo de ar irregular pode fazer o motor apagar ao tirar o pé do acelerador com motor desengatado, seja ao final uma reduzida, ao passar em uma lombada ou mesmo ao ligar o compressor do ar condicionado, que joga seu peso (6hp) a um motor que tem problemas e não consegue segurar a marcha lenta.

SOLUÇÃO

Existem inúmeros diagnósticos possíveis para um motor que apaga ao ligar o ar condicionado, mas em uma lista de soluções possíveis podemos citar como a primeira, a simples avaliação da possível contaminação da borboleta de aceleração que pode estar restrigindo o fluxo do ar e na maioria das vezes bastará uma limpeza rápida da borda da borboleta e do gargalo do tbi, acompanhados de uma aprendizagem rápida do sistema com o uso do scanner ou mesmo de outro procedimento que provoque o aprendizado. O TBI ou corpo de borboleta motorizado também pode ter alguma pane eletromecânica e precisa ser avaliado, como também outros possíveis defeitos, até mesmo eletrônicos, mas lembre que o compressor entra pesado e se o sistema não estivar bacana o seu funcionamento pode ser derrubado.

MANUTENÇÃO

O verão chega e a demanda por manutenção de ar condicionado explode e as poucas oficinas ficam lotadas e o preço naturalmente não é tão baixo quanto um reparo feito no inverno, pois o mercado é sensível a relação da oferta e demanda e você precisa ficar experto e mandar fazer o que for preciso bem antes da alta temporada (calor).

FILTRO DO AR CONDICIONADO E ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Sim, o filtro do ar condicionado precisa ser substituído periódicamente ao custo de um alto consumo de combustível, pois a energia elétrica empregada no eletroventilador interno não é grátis, ou seja, se o filtro do está obstruído, o fluxo baixo leva o motorista a aumentar a velocidade do ventilador, o que demanda mais geração elétrica por parte do alternador que por sua vez damanda força do motor que, ufa, consome combustível. Sem deixarmos de lembrar que quanto mais demora para refrigerar o habitáculo, mais tempo o compressor fica acionado em sua potência máxima o que também demanda força do motor e por fim, mas combustível.

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO

Existem vários tipos de serviços no mercado, para eliminação de odores e eliminação de fungos, mas lembre que se o caso de contaminação for grave, vale muito a desmontagem física do sistema para limpeza local, pois os produtos podem matar, mas não tiram os cadáveres do sistema!

CORREIA DO COMPRESSOR

A correia de acessórios do motor que movimenta a polia do compressor precisa estar em bom estado, pois caso contrário ela pode patinar e prejudicar o funcionamento do compressor.

GÁS REFRIGERANTE

Hoje em dia não é preciso jogar o gás fora em caso de pane e aplicar outro, pois equipamentos de reciclagem fazem um trabalho excelente, pois o gás não estraga ou perde eficiência e sim se contamina ou perde pressão devido a algum vazamento. Antes de realizar uma carga, peça que um refrigerista teste o sistema, caso contrário você pode jogar seu rico dinheirinho fora, já que o sistema pode ter um vazamento, contaminação ou ter um defeito em algum de seus componentes, ou seja, cuidado com o que você pede, pois é melhor você levar o que realmente precisa.

SENSORES

Nos vídeos da lista de reprodução você viu que o sistema possui vários sensores entre outros componentes e qualquer um deles pode provocar uma super pane e simplesmente mandar carregar o gás pode não oferecer a solução.

Assista todos os vídeos da lista de reprodução deste artigo e fique fera no assunto, um grande abraço e sucesso pra você!

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Categoria: Artigos

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Profissional do ramo automotivo, dedicado a fornecer as informações necessárias, para a construção de uma relação positiva entre os consumidores e reparadores.
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