Luz de Injeção Acesa

| 2 de outubro de 2012 | 51 Comentários

Não se desespere, pois pode ser algo bastante simples, ou não!

A lâmpada de manutenção urgente (luz espia da injeção) precisa de atenção, mesmo que seu acendimento ocorra aleatoriamente, pois já se trata de “aviso amigo” de que algo não vai bem e que seu carro pode estar funcionando de forma deficiente ou mesmo que está prestes a te deixar na mão.  Apresentamos alguns vídeos sobre o assunto, incluindo um que apresenta um defeito indicado pela lâmpada que foi empurrado com a barriga e terminou com a queima do módulo de controle da injeção (UCE).

Algo aparentemente simples pode custar caro, mas o interessante é a possibilidade deste custo se estender por anos. Imagine que seu veículo possui uma falha na injeção eletrônica que promove uma elevação de consumo de 3% e como a lâmpada da injeção pouco acende, você segue adiando uma revisão ou reparo. Agora imagine que o catalizador que fica no escape está sofrendo uma deterioração devido a uma quantidade errada de combustível que está sendo injetado em quantidade excessiva entre outros danos ao motor. Para piorar um pouco mais, vamos cair no erro comum de se aplicar um óleo errado no motor e dar mancada nas trocas de filtros, velas entre outras pisadas na bola da manutenção.

A primeira grande despesa é o consumo causado pela falha da injeção que elevou o consumo de combustível por anos em 3% e somando-se a mancadas em se utilizar um óleo errado que chega aos 3% de aumento  e outros possíveis 5% ou mais de consumo por falta de manutenção nos demais itens, o que nos leva a um consumo maior que 10%. Mas claro que dá para piorar, pois um veículo com as rodas desalinhadas, pneus descalibrados ou de medida errada e pé de chumbo, podem transformar o consumo alto em uma máquina de comer dinheiro.

Muito pode se fazer para evitar a quebra de um veículo, mas postergar essa manutenção pode encobrir por muito tempo a conta de um consumo de combustível que daria para pagar  o concerto, toda a manutenção que foi adiada e ainda economizar muito dinheiro. Pense nisso e curta nossas repostas as perguntas frequentes logo abaixo e post suas perguntas em nosso Fórum clicando aqui.

DICA: Alguns manuais podem indicar que acendimentos esporádicos da lampa de injeção podem ser normais devido a baixa qualidade dos combustíveis, mas e como fazer para diferenciar essa possibilidade de um defeito real e presente? Procure seu mecânico imediatamente!

Curta nossa Fã Page!

 

Captura de Tela 2013-02-08 às 21.11.22

Categoria: Artigos, Elétrica, Falha Motor, Injeção Eletrônica