Direção Hidráulica com vazamento, dura ou barulhenta

| 8 de dezembro de 2012 | 8 Comentários

O fluído de direção não é eterno e o reparo de uma caixa de direção hidráulica é bem caro, então cabe a você decidir entre a manutenção ou o reparo $$.

No vídeo acima você viu que o filtro contaminado pode criar um sério problema ao sistema, como direção dura, barulho, mas este barulho é o mais grave, pois ele é provocado por ar, esse ar se traduz em bolhas que se chocam nas partes internas da bomba hidráulica causando a terrível cavitação. A cavitação deixa suas vítimas com aparência de queijo cheio de furos, e você não vai querer pagar essa conta. Peça que seu mecânico faça uma análise do fluído através de uma comparação visual de um fluído em bom estado e o fluido retirado do reservatório do seu veículo.

A troca do fluído é super simples e antes do processo é preciso apenas verificar o estado do sistema quanto algum sintoma pré existente, e então realizar a troca do fluído, acompanhada da higienização do reservatório ou de sua tela de filtragem. Tenha atenção, pois colocar fluído acima do máximo indicado no reservatório pode deixar a direção dura e  nível baixo pode causar barulho e cavitação. Vazamentos também são vilões da durabilidade dos componentes, pois caso eles ocorram no retentor da bomba ou na mangueira de admissão, o terrível ar será puxado para dentro do sistema, causando a indesejada cavitação. Vazamentos na linha de retorno também perigosos, já que em algum momento o nível do óleo irá baixar e o sistema vai trabalhar seco.

Um defeito muito comum é o vazamento em retentores da caixa de direção e em muitos casos basta trocar um jogo de reparos.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS E VÍDEOS INTERESSANTES

Veja um vídeo sobre nível de fluído

Veja como é simples trocar o óleo hidráulico da direção.

Curta nossa Fã page!

 

Tags: ,

Categoria: Artigos, Direção