Completar Óleo no Posto – Como ver o nível corretamente

| 12 de setembro de 2012 | 13 Comentários

Completar é fácil, mas cuidado para não cometer um grave erro!

Deixar que um frentista de posto complete o óleo do motor em pit stop de Fórmula 1 é uma grande fria. Vou explicar

O motor possui um reservatório de óleo do motor que se chama cárter de óleo e no funcionamento do motor o óleo se divide entre o cárter e as partes mecânicas do motor, pois ele exerce sua função de lubrificação. Agora se você esperar 10 ou 15 minutos, grande porte do óleo tende a escorrer de volta para o cárter. O nível do óleo pede sua medição com o motor em descanso e nunca se deve medir esse nível com o motor recém desligado, pois uma medição express no posto pode induzir à adição dos famosos meio litrinhos de óleo, rompendo assim o máximo do nível do lubrificante o que pode provocar sérios danos ao motor.

Problemas que ocorrem por se exceder o nível máximo.

  • Alto consumo de combustível causado pelo maior pelo e arraste do lubrificante em excesso.
  • Contaminação da câmera de explosão, gerando a terrível fumaça de óleo queimado
  • Carbonização das velas
  • Carbonização da cabeça do pistão, que pode gerar sintomas desagradáveis como batidas de pinos entre outros.
  • Contaminação do catalizador do sistema de exaustão e a necessidade de sua substituição prematura e de alto custo
  • Contaminação e danos ao sensor de oxigênio que fica alojado no escapemento
  • Vazamentos por excesso de pressão interna do motor e contaminação do respiro

Agora que você já sabe que a pressa é uma grande inimiga de seu motor, a dica se completa com a atenção do óleo que está sendo aplicado e o momento necessário que isso pode ou deve acontecer.

Ao completar o nível o condutor precisa avaliar se falta pouco tempo para a próxima troca e avaliar a real necessidade. Saber se o óleo utilizado para o ajuste do nível é o mesmo que equipa o motor e nunca misturar óleos diferentes.

Por fim, é comum as pessoas acreditarem que o nível correto é o máximo indicado na vareta, o que é um engano comum, pois o correto mesmo é manter o nível do óleo entre o minimo e o máximo, o que indica que em muitos casos, completar o óleo é algo desnecessário, principalmente se estiver próximo da troca. Diga não pit stop do lubrificante.
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Atenção – O consumo de óleo pode atingir 1 litro a cada 1000 quilômetros.

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Categoria: Artigos, Falha Motor, Motor Mecanica