Tuchos Batendo e Barulhos no Motor

| 3 de maio de 2012 | 81 Comentários

Se os tuchos já foram trocados e o barulho persiste, é preciso mergulhar fundo no assunto, e nossas dicas podem te ajudar nessa empreitada.

Realizar a troca dos tuchos é algo bastante trabalhoso e faz com que o veículo fique grande tempo na oficina e o pior é que a troca dos tuchos pode não resolver o sintoma.

Vamos lembrar de alguns testes necessários antes da troca dos tuchos:

  • Avaliar a eficiência da bomba de óleo.
  • Avaliar a pressão ativa do óleo em todos os regimes e temperaturas.
  • Buscar por uma possível entrada de ar no pescador de óleo.
  • Obstrução nos dutos de alimentação dos tuchos.
  • Possível deficiência na válvula reguladora de pressão de óleo.
  • Junta de cabeçote montada de forma irregular, prejudicando o fluxo de óleo.
  • Possível contaminante trancando aberta à válvula reguladora de pressão.
  • Defeitos nos pistões, bielas entre outros defeitos no motor que levem à acreditar erroneamente que o barulho provem dos tuchos.
  • Desgastes no comando, mancais do comando, balancins entre outros componentes que interagem diretamente com os tuchos.
  • Folga no alojamento do tucho.
  • Tuchos defeituosos.
  • Defeito nas vávulas
  • Defeito nas guias de válvulas
  • Motor fora de sincronia
  • Falta de óleo no motor
  • Folga no virabrequim que altera o funcionamento da bomba de óleo.

Veja também:

Luz de óleo acesa, 7 dicas para resolver.

A nossa grande dica fica por conta do possível desgaste do alojamento do tucho que se desgasta por inúmeros motivos, seja por tempo de uso, mania de se usar lubrificante não recomendado, atraso nas trocas de óleo ou mesmo por defeito no material do cabeçote que recebe esse tucho. O tucho não é o grande vilão da estória e sim uma vítima de maus tratos, erros de projeto entre outros, mas uma boa notícia é que algumas montadoras já estão vendendo cabeçotes completos que incluem comando, válvulas e tuchos por menos de R$ 700,00 e inclusive já se pode comprar um bloco com pistões, bomba de óleo, vira por menos de R$ 2000,00 ou seja, já é possível substituir a retifica de um motor por um motor novinho em folha à por um preço bastante atraente e com peças originais de fábrica.

Fica uma última dica:

  • Se o manual de seu veículo permite a utilização de mais de uma especificação de óleo, é melhor que se opte pelo mais eficiente, pois economizar no óleo é uma fria, que se mostra bastante cara no final da conta.

Curta nossa Fã Page!

 

Categoria: Artigos, Falha Motor, Injeção Eletrônica, Motor Mecanica