Aceleração Maluca e o Avanço de Ignição

| 20 de abril de 2012 | 127 Comentários

A aceleração irregular do motor pode ser causada por inúmeros fatores e uma simples regulagem pode resolver essa dor de cabeça.

Essa figura à esquerda que lembra uma pistola, é a ferramenta que deve ser utilizada para se aferir o avanço de ignição e efetuar seu ajuste quando necessário. Existem pistolas com avanço e sem avanço. Os carros modernos necessitam da pistola com avanço e sobre ela que vamos tratar todo o tempo.
Quando o proprietário leva um veículo até a oficina para inspecionar um defeito de aceleração irregular, é muito comum que alguns profissionais menos experientes acabem condenado o “injustiçado” Atuador da Marcha lenta, ou mesmo, incorrem no erro comum de cutucar o parafuso da borboleta de aceleração, no intuito de ajustar ou “regular a marcha lenta”. Mas tudo pode piorar, pois alguns partem para reset do sistema desligando a bateria (lenda), ou mesmo, acabam por desligar os fios de sensores ou atuadores e PIMBA, descobrem o Brasil, pois como percebem uma mudança no comportamento, logo deduzem que a coitada (peça desconectada) deve ser trocada.
Agora, imagine que você tem um amigão, que acredita ter certeza que todo defeito de marcha lenta é por culpa de alguma peça defeituosa ou mesmo por erros de programação do módulo. É bom tomar cuidado com conselhos de peritos em eletrônica, pois é comum, as pessoas apostarem em algo que se aproxime de sua especialidade. Profissionais que adoram eletro eletrônica, logo se agarram no *Scanner, e esperam que o Oráculo Sagrado de as respostas.
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Existe um componente, ou melhor, um conjunto de peças mecânicas, que se chama MOTOR. O motor tem vários componentes, que quando falham podem provocar vários sintomas, e muitos deles levam a acreditar que peças da eletro eletrônica do carro estejam com defeito, quando na verdade, as partes móveis do motor estão fora de sua posição correta de trabalho ou com algum defeito.
Um defeito que pode ser resolvido com a ajuda da pistola de ponto, é a marcha lenta irregular, e tem mais, pois consumo alto, mau desempenho entre outros, também podem se resolver com apenas 20 minutos na oficina.
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O avanço de ignição tem um grau correto, e sem a pistola de ponto não é possível ajustar ele, mas existem muitos teimosos que insistem em não aferir o ponto corretamente, e acreditam que no zóiometro tudo pode ficar melhor.
Um dos casos mais comuns de aceleração irregular por erro no correto avanço de ignição, surge após a troca da correia dentada por um profissional desavisado ou teimoso. Infelizmente muitos acreditam que trocar a correia dentada não prejudica  o correto avanço da ignição, e isso é um grande equivoco.
O chamado ponto, é o momento exato onde a centelha de ignição deve ser lançada na vela, e quando essa ação se realiza no momento errado, seja atrasado ou adiantado, os sintomas mais comuns são:
  • Motor Atrasado
  1. Marcha lenta abaixo do normal
  2. Morre facilmente ao tirar o pé do acelerador
  3. Motor fraco, com baixo desempenho
  4. Dificuldade de pegar
  • Motor Adiantado
  1. Marcha lenta Alta (Acelerado)
  2. Motor bate pino facilmente
  3. Contra golpes no momento da partida (lembra bateria fraca)
  4. Consumo alto

Agora que você já sabe, que motor fora de ponto, pode apresentar inúmeros sintomas, é hora da última dica.

  • Confie desconfiando!

Quando você escutar:

  1. Eu acho
  2. Todo mundo fala
  3. O mecânico do amigo do meu amigo que disse

É hora de você arregaçar as mangas e interagir com fé e garra, pois alguma coisa vai dar errado. Por isso recomendo que você busque por literaturas técnicas para evitar o maldito achismo!

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Nesse texto você aprendeu que um simples motor fora de ponto pode apresentar vários defeitos complicados, que levam a trocas desnecessárias de componentes.

*Scanner: Equipamento para comunicação com a unidade de controle da injeção eletrônica que permite a verificação de parâmetros, consulta à códigos entre outras funções. Seu uso pode ser descrito como uma ferramenta de exame, onde o profissional é que deve avaliar as informações apresentadas.

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Categoria: Artigos, Falha Motor, Injeção Eletrônica, Motor Mecanica